sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Debate sobre a vida após a morte na RIT TV - Leandro Quadros

 

Participação de Leandro Quadros que deu uma aula de entendimento das coisas de Deus.

Entrevistados: Prof. Carlos Ribeiro Caldas e Jornalista e consultor Bíblico Leandro Soares Quadros

IACS - Governo do Estado anuncia novos leitos para hospital de Taquara

Tarso Genro e secretariado participam de Interiorização no Paranhana nesta sexta-feira.

Cerimônia de Interiorização ocorreu no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
O secretário de Segurança Pública do Estado, Airton Michel, anunciou na manhã desta sexta-feira a instalação de 10 novos leitos na UTI do Hospital Bom Jesus, em Taquara. Ele participa, junto com o governador Tarso Genro, da oitava edição da Interiorização de Governo, que inclui visita às instalações da casa de saúde. Segundo Michel, os novos leitos serão mantidos pelo Estado.

Defesa Civil

Durante a cerimônia realizada no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, o governador destacou, entre outras questões, o trabalho regional da Defesa Civil, afirmando que a região do Vale do Paranhana é a única que faz encontros permanentes de prevenção.

Tarso comentou, ainda, que Igrejinha e Taquara estão entre os cinco municípios gaúchos que receberam o cartão de crédito da Defesa Civil, que visa adiantar recursos para investir em reconstruções e no auxílio à população em casos de desastres naturais.

RS Mais Igual

Em seu pronunciamento, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, destacou a inclusão dos municípios da região no programa RS Mais Igual, que tem como objetivo reduzir a pobreza extrema no Estado. O projeto será lançado no dia 14 de outubro, durante visita da presidente Dilma Rousseff ao Rio Grande do Sul.

IACS - Governo do Estado ouvirá reivindicações da região durante a interiorização

O evento será realizado nesta sexta-feira, durante todo o dia, em Taquara. Por volta de 10 horas, está prevista a abertura oficial, no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, contando com a presença do governador Tarso Genro. A partir das 14 horas, o governo do Estado vai instalar o secretariado na Faccat, para debater projetos voltados a áreas estratégicas da região. No mesmo horário, terá início um fórum de desenvolvimento na sede da Cics Vale do Paranhana, debatendo os planos econômicos do governo do Estado.

Políticas Públicas para mulheres serão discutidas amanhã na Promotoria

Integrando a programação de interiorização do governo estadual em Taquara, a partir das 14 horas, mulheres de toda a região poderão participar de discussões a respeito do mercado de trabalho, inclusão da mulher com deficiência, violência contra a mulher, entre outros assuntos pertinentes ao universo feminino. O evento será promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, com o apoio da Faders, e contará com a presença da secretária Márcia Santana. O momento também servirá para discutir e solicitar ao governo do Estado a criação do Centro de Referência da Mulher e da Delegacia Regional da Mulher em Taquara.

Alunos conhecem porto para trabalho escolar


Créditos: Divulgação

Conhecer "in loco" um porto para poder apresentar um trabalho na Mostra de Inovações do Século XXI da escola. Essa foi a missão dos alunos do 7° ano do Colégio Adventista, durante visita realizada ao Porto de Fortaleza na manhã desta terça-feira. Na oportunidade, o engenheiro da Companhia Docas do Ceará (CDC), Raimundo José de Oliveira, apresentou os tipos de modais de transporte e destacou as vantagens do modal aquaviário.

Com base nas diversas perguntas feitas pelos alunos, o Engenheiro Raimundo explicou que os principais produtos exportados pelo Porto de Fortaleza são frutas, pescados, produtos têxteis e eletrodomésticos. Entre os importados, destacam-se os combustíveis e o trigo. Outra dúvida solucionada foi sobre como é a segurança dentro dos navios para evitar a ação de piratas. Raimundo destacou que o Porto de Fortaleza tem boa visualização que a fiscalização é feita pelas Polícias Marítima e Federal. 

Os alunos também perguntaram o significado de termos técnicos, como berço, que é o local onde o navio atraca (para), e píer, que é uma estrutura construída dentro do mar para desenvolver operações de risco. Dúvidas sobre a capacidade de contêiner por navio e dentro do pátio do Porto também foram solucionadas, destacando-se que alguns navios podem transportar mais de 70 mil toneladas e que o pátio do Porto de Fortaleza disponibiliza 131 mil m² para armazenagem. 

Após a palestra do Engenheiro Raimundo José, os alunos pegaram o transporte escolar e seguiram para visita "in loco" às instalações do Porto de Fortaleza, onde puderam ver as tubovias que transportam derivados de petróleo e gordura vegetal para a retroárea do Porto, bem como conhecer a operação de navio e os guindastes, empilhadeiras e caminhões operando e circulando pelo Porto.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MP propõe vacinação volante contra sarampo e paralisia em Alta Floresta

Em atendimento a sugestão do Ministério Público de Rondônia, a Secretaria de Saúde de Alta Floresta do Oeste realizará campanha de vacinação volante contra sarampo e paralisia infantil em todas as escolas no município. A medida visa melhorar a cobertura vacinal na cidade, cujos índices estão abaixo da média nacional.

A realização da campanha foi acordada em reunião realizada pelo Promotor de Justiça Samuel Alvarenga Gonçalves com representantes de escolas públicas da cidade, da Igreja Adventista e da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o encontro, os participantes decidiram que as escolas expedirão comunicado sobre o dia e horário de vacinação a todos os pais de alunos com idade de 1 a 7 anos, recomendando que os responsáveis compareçam ao estabelecimento de ensino, com o cartão de vacinação da criança na data agendada no documento.

Também foi definido que a direção da escola encaminhará ao MP relação de pais que se negaram a cumprir as medidas propostas. O Promotor de Justiça Samuel Alvarenga Gonçalves destaca que o pleno desenvolvimento de vida das crianças é direito indisponível assegurado tanto pela Constituição Federal quanto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. "Aquele que, injustificadamente, deixa de levar seus filhos para vacinar na idade correta poderá responder por infração administrativa prevista no Estatuto da Criança. Além disso, incorre em provável hipótese de suspensão do poder familiar", alertou o Promotor de Justiça.

Educação à distância forma turmas no IACS


O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul formou, em agosto, a segunda turma de bacharéis em Administração de Empresas (foto), através do seu pólo de apoio presencial ao sistema de universidade via satélite da Anhanguera – Uniderp. Foram 16 formandos das cidades de Taquara, Parobé, Igrejinha e Rolante. Pelo mesmo sistema de educação à distância em parceria com a Universidade Anhanguera, o IACS já formou a primeira turma de bacharéis em Administração de Empresas em março de 2009 e a primeira turma de Pedagogia em agosto de 2009.

Caravana da Esperança lotou ginásio em Anastácio

Um público grandioso (aproximadamente 1.200 pessoas) formado por evangélicos adventistas e de outras denominações cristãs de Anastácio, Aquidauana e cidades circunvizinhas, foi o que se viu na noite de segunda-feira, 29, no centro poliesportivo de Anastácio, participando ativamente da Caravana da Esperança.
O evento, que faz parte de uma turnê cristã pelo Estado, promovido pela Igreja Adventista do 7º Dia, reuniu também autoridades locais, entre elas o prefeito Douglas Figueiredo, a Primeira-Dama Cynthia Anastácio, vereadores e secretários, numa concentração harmoniosa de fé, louvores, oração e pregação forte com a sabedoria e a experiência do orador internacional pastor Alejandro Bullón.
Com a quadra do ginásio tomada de cadeiras ocupadas e toda a arquibancada literalmente lotada, as músicas de Luiz Cláudio e a pregação de Bullón prenderam a atenção das pessoas, que se emocionaram com a Palavra de Deus e os testemunhos do Evangelho, didaticamente contextualizados pelo orador da noite, que, ao final, conquistou muitos dos presentes para a conversão batismal.
O representante da igreja adventista local, pastor Rafael, esteve sempre solícito e com sua equipe recebeu a todos, manifestando agradecimento pelo apoio do prefeito Douglas e pela presença das autoridades, a quem dedicou uma bênção sob a invocação divina, extensiva a todo o povo de Anastácio.
A pedido da organização do evento, o prefeito Douglas gravou mensagem televisiva junto à assessoria da igreja, enaltecendo a importância da caravana da esperança adventista, que peregrina pela nossa região levando as boas novas de Jesus.
"É muito gratificante para nós, que submetemos o nosso governo à vontade de Deus, a realização de um evento dessa magnitude em nossa cidade, especialmente, porque, além de semear palavras da salvação, a iniciativa evangélica contribui para ajudar a nossa comunidade na educação religiosa, na recuperação de muitas vidas e, principalmente, na firmação das famílias, que são a nossa base social e espiritual" – destacou o prefeito.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Clube de Desbravadores Jaspe é homenageado durante sessão solene na Câmara Municipal de Arujá


Por Indicação do vereador Dr. Wilson Ferreira (PSB), a Câmara Municipal de Arujá realizou na noite de quinta-feira, 15, uma Sessão Solene para homenager o Clube de Desbravadores JASPE de Arujá, um órgão da Igreja Adventista do 7º Dia e que atende um público formado por crianças, jovens e adolescentes. Na oportunidade o clube prestou uma homenagem para cinco intregrantes que se destacaram por ações diversas realizadas em prol dos companheiros e da comunidade. O prefeito Abel Larini, o presidente do Legislativo Abelzinho, os vereadores Dr. Wilson, Dr. João Godoy, Jussival Marques e Reynaldinho além de outras autoridades prestigiaram o evento.

Depois da composição da Mesa de Trabalhos, aconteceu a cerimônia de entrada das bandeiras, seguida da execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino dos Desbravadores. A declaração dos ideiais dos desbravadores precedeu a apresentação de um video que retratou as atividades realizadas pelo grupo arujaense.

Convocado a falar, Dr. Wilson parabenizou os integrantes do JASPE e suas lideranças destacando o trabalho voluntário exercido por cada membro com muita seriedade e dedicação. "É uma honra recebê-los aqui na Câmara. Vocês são pessoas que fazem o bem para a sociedade", resumiu.

OS DESBRAVADORES HOMENAGEADOS

O diretor local David ocupou o microfone para fazer a leitura das biografias dos desbravadores homenageados naquele noite. Foram eles, pela ordem: Maria Neide, Welington Marques, Jediel Oliveira, Bianca Cristina e Guilherme Diogo de Oliveira, este último de apenas 10 anos de idade e filho do diretor regional Vicente Diogo de Oliveira Júnior. Cada homenageado recebeu uma placa, entregue pelas autoridades locais, sob aplausos caloros do público que tomou todas as dependências do Legislativo arujaense.

PRONUNCIAMENTOS

O pastor Rodrigo Vieira, da Igreja Adventista do 7º Dia, ressaltou a sua grande alegria em poder conviver com os desvravadores do JASPE bem como com seus pais na realização de diversas atividades e missões. O pastor Alexandre Martins, por sua vez, disse que é necessário louvar cada vez mais o trabalho dos homenageados e demais integrantes do grupo. "É uma alegria poder participar desse momento tão especial. Quero aproveitar a presença de várias autoridades para expressar o meu profundo agradecimento pelo apoio que o Poder Público tem dado às ações dos desbravadores, os quais desenvolvem três princípios: físico, mental e espiritual. Embora seja um órgão da Igreja Adventista do 7º Dia, o JASPE é um clube aberto a toda a comunidade e nosso sonho maior é seguir realizando nosso trabalho voluntário até o grande dia em que Jesus Cristo voltar à Terra".

O prefeito Abel afirmou: "Quem dera Arujá tivesse pelo menos 50 clubes como o JASPE. Seria tudo melhor. Confesso ser frequentador de igrejas, pois me sinto bem com as mensagens transmitidas. Como prefeito, digo que nossa missão é ajudar quem precisa e fazer sempre o melhor para a nossa população visando a qualidade de vida de cada arujaense. Arujá é uma cidade privilegiada, é a esquina do Brasil, pela sua localização estratégica e por contar com grupos voluntários tais como o JASPE", concluiu lembrando ainda de uma visita que fez ao clube arujaense em 2008. Naquela oportunidade o prefeito chegou com uma camisa de seda branquinha e acabou "tomando um banho de lama" dos desbravadores, os quais estavam em franca atividade.

Abrindo o seu discurso e afirmando ter a fama de falar muito, o diretor regional Vicente Diogo agradeceu primeiramente a presença do amigo de longa data Abel Larini bem como o apoio que a sua administração oferece ao JASPE. Agradecimentos também foram feitos ao presidente Abelzinho e demais vereadores daquela Casa de leis, em especial ao Dr. Wilson, responsável pela Indicação que resultou na Sessão Solene. Registre-se a presença de clubes de desbravadores vindo de outras cidades para prestigiar o evento. "Vocês, desbravadores, são importantes para a sociedade porque ajudam na formação do caráter dos nossos jovens. Tenho visto desde que ingressei no clube várias vidas em mutação; crianças crescendo e se transformando em homens valorosos, isso é um orgulho para o nosso grupo", afirmou.

O último a se pronunciar oficialmente foi Abelzinho. "É uma honra para o Legislativo realizar essa Sessão Solene. Quero agradecer a dedicação das crianças e jovens que integram o JASPE, são exemplos para a sociedade".

Logo em seguida os desbravadores arujaenses fizeram uma apresentação musical de muita emoção. Depois seguiu-se mais homenagens para o prefeito Abel, o presidente do Legislativo Abelzinho e os vereadores presentes. Os edis foram agraciados com o livro do Dr. Julián Melgosa, intitulado "Mente Positiva". Um coquetel servido no Salão Nobre marcou o encerramento daquela noite festiva.

Orquestra Sinfônica do Paraná na IASD

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste sábado (24) mais uma edição da Série Clássica. O concerto acontece às 19h30, na Igreja Adventista do 7º Dia, sob a regência do maestro Paulo Torres. A entrada é franca.

Idealizada pelo maestro titular da orquestra, Osvaldo Ferreira, a Série Clássica tem como objetivo levar a música clássica além dos auditórios do Teatro Guaíra, atraindo diferentes comunidades para essa manifestação artística.

O programa da apresentação começa com o Concerto em Mi maior para violino e Orquestra de Cordas, "A Primavera" (das Quatro Estações), de Antonio Vivaldi (1678-1741), com solo de violino de Maria Ester Brandão Watanabe. Vivaldi é um dos autores mais conhecidos e populares da história da música e simboliza a essência da música barroca italiana.

A segunda obra programada é Concerto Brandenburguês N° 3 em Fa maior, de Johann Sebastian Bach (1685-1750) – músico alemão também do período barroco. Este concerto faz parte de um ciclo composto por seis pelas.

Em seguida, será apresentada a Sinfonia N° 45 em Fa menor, de Franz Joseph Haydn (1732-1809), importante compositor, considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas.

A Sinfonia Nº. 40 em Sol menor, K. 550, de Wolfgang Amadeus Mozart, que também compõe o repertório, é conhecida como a "Grande". Mozart foi um dos maiores compositores austríacos do período clássico e mostrou habilidade musical prodigiosa desde sua infância.

Encerra o concerto a Abertura Coriolano, Op. 62, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), compositor alemão do período de transição entre o Classicismo e Romantismo, considerado um dos pilares da música ocidental. Coriolano foi escrita para servir de abertura a uma tragédia do mesmo nome, do jurista e poeta Heinrich-Joseph von Collin, secretário civil do imperador da Áustria, baseada na vida dos homens ilustres gregos e romanos de Plutarco.

Serviço

Série Clássica (Orquestra Sinfônica do Paraná)

Sábado, 24 de setembro, às 19h30, na Igreja Adventista do 7º Dia (Rua Carlos de Carvalho, nº 400, Centro – Curitiba).

Entrada franca

Colégio Adventista de São Roque é a primeira escola a realizar Intercâmbio Cultural e Linguístico

O Colégio Adventista de São Roque participou da 9ª  edição do Intercâmbio Cultural e Linguístico da Educação Adventista no Brasil, sendo a primeira escola de toda a região a realizar este tipo de atividade.

Juntamente com um grupo de 200 alunos os estudantes do Colégio Adventista de São Roque ficaram na Inglaterra por 11 dias  na França por quatro dias, onde tiveram imersão total ao inglês e na cultura européia, visitaram o Museu Britânico, o Parlamento Inglês, Museu de Louvre, além de vários outros pontos históricos destes dois países.

Todos os alunos que participaram fizeram avaliações finais e foram certificados com um diploma que é reconhecido mundialmente. Desta mesma forma o Colégio Adventista de São Roque foi certificado com uma escola internacional com diploma reconhecido pelo MEC.

Os participantes do intercâmbio ficaram hospedados em uma das Universidades Adventista da Inglaterra, chamada de Stanborough School England que faz parte de uma das mais de 7.282 unidades com cerca de 1.700.000 alunos com 84.997 professores distribuídos em 154 países.

Para o diretor do Colégio Adventista de São Roque, Professor Renato Adriano Domingues, para eles foi um prazer e privilégio trazer essa novidade na região de São Roque. " Isso faz com que o ensino de nossa cidade seja cada vez melhor. Pude ver a felicidade no rosto de cada aluno quando, por exemplo,  contemplou a obra Mona Lisa ou quando estiveram no Palácio da Rainha da Inglaterra. A intenção agora é levar nossos alunos todos os anos para Inglaterra e França, fazendo com que aprendam na prática o idioma inglês, além de ampliar a visão de mundo conhecendo outras culturas e países", enfatizou o Professor Renato. Veja as fotos:




segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Academia in Concert 5 começa a ser preparado

A Academia Lítero-Cultural Taquarense está iniciando os preparativos para mais um importante evento na programação cultural de 2011 em Taquara. O Academia in Concert 5 está confirmado para a noite de 21 de novembro, uma segunda-feira, no auditório Elmer Harder do Instituto Adventista Cruzeiro do  Sul (Iacs), que já foi palco da última edição, realizada em 2009.

Nesta quarta-feira, o presidente da entidade, Alvaro Bourscheidt, e a coordenadora da promoção, Berenice  Hackmann, estiveram reunidos com o diretor do educandário, Irineu Souza, para definir detalhes da iniciativa. Segundo Berenice, a ideia é montar um programa com, no máximo, duas horas de duração e que deverá priorizar os números musicais, entremeados por participações literárias e partes cênicas. As apresentações ficarão a cargo dos próprios membros da Academia e seus convidados.

Prefeito Zezinho assina convênio com Clube dos Desbravadores

O prefeito de Dois Vizinhos, Zezinho Ramuski assinou dia 08, um convênio com os Clubes de Desbravadores de Dois Vizinhos, no valor de R$ 7 mil até o final do ano, para custear as atividades desenvolvidas pelos mesmos.
A reunião contou com a participação do presidente da Associação Sul Paranaense Adventista, o pastor Herbert Boguer Junior de Curitiba, o pastor Jorge, da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Dois Vizinhos, o vereador Zé Carlos Ventura e parte dos membros do Clube dos Desbravadores.

O pastor Boguer definiu essa parceria como produtiva e essencial no incentivo ao trabalho desenvolvido pelos desbravadores. "Essa visão do prefeito Zezinho é muito bonita, no sentido de enxergar o futuro dessa gurizada, que estarão se engajando no movimento social e no crescimento pessoal e, também, do município, num caminho do bem", explicou Boguer.

A iniciativa do poder público firmar parceria com a entidade é rara, segundo Boguer, Dois vizinhos é o segundo município, no Paraná, a repassar recursos à entidade.

Conforme o representante de um dos clubes, Giovane Junior, esse ato representa, para o clube, o reconhecimento do trabalho que os desbravadores vêm desenvolvendo. "Esse convênio é um incentivo ao trabalho dessas crianças e de todos, que de uma forma ou de outra, estão envolvidos nesses atos", disse Junior. 

De acordo com Zezinho Ramuski, os clubes têm participação muito ativa na sociedade, sendo parceiros da prefeitura em atividades educativas, com o envolvimento de centenas de jovens, como: limpeza dos rios, campanhas de combate às drogas e de agasalho. "Nós apoiamos os desbravadores com essa iniciativa, e fizemos votos para que eles possam, efetivamente, trabalhar muito em prol da comunidade, dando exemplo para toda a nossa juventude. Dessa forma, fazer com que Dois Vizinhos possa, cada vez mais, ser um município de muita união, paz e solidariedade, que é a base do trabalho prestado por esses jovens", assegurou Zezinho.

O vereador Zé Carlos Ventura que apresentou o projeto para tornar o Clube dos Desbravadores de utilidade pública, agradeceu ao prefeito Ramuski e garantiu que a entidade vai ajudar ainda mais nas ações filantrópicas do município.

Jovens adventistas realizam campanha no Hemose

Neste sábado, 17, a partir das 9 horas, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), sedia mais uma ação da campanha Vidas por Vidas, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A iniciativa visa contribuir com o estoque do hemocentro, responsável pela coleta, produção e distribuição de sangue e seus componentes.

A campanha da Igreja Adventista é mais uma atividade para chamar a atenção da sociedade para o ato da doação de sangue. "A igreja já é uma importante parceira na captação de doadores, esperamos que outros segmentos religiosos, empresas e entidades possam seguir o exemplo", destaca a gerente da Coleta, Mariamalia Newton de Andrade.

O projeto Vida por Vidas acontece nos países da América do Sul, com a proposta de envolver os jovens adventistas na doação de sangue e o cadastro de medula óssea.

Em Sergipe, a campanha que foi aberta em fevereiro, vem mobilizando adventistas de vários distritos.

Doador do Futuro

A campanha do Hemose em parceria com a Igreja Adventista, também contou com a participação de jovens na faixa etária de 11 a 17 anos, do projeto 'Doador do Futuro'. Realizado pelo serviço de Captação de Doadores do hemocentro de Sergipe, o projeto  trabalha com ações educativas junto às escolas da rede pública e privada, além de outros grupos da sociedade civil.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Câmara realiza homenagem ao Clube de Desbravadores nesta quinta

A população está convidada a prestigiar a Sessão Solene que a Câmara Municipal de Arujá realiza nesta quinta-feira, às 19h00, para homenagear o Clube de Desbravadores Jaspe de Arujá, grupo da Igreja Adventista do 7º Dia, que promove diversas atividades ligadas à prática da cidadania, com jovens e crianças do município.

O Jaspe é homenageado pela Câmara desde 2007, ocasião na qual o Clube foi agraciado com um Diploma de Honra ao Mérito. Na solenidade desta quinta-feira serão homenageados cinco desbravadores, membros do Clube, que se destacaram, por suas ações em prol da comunidade.

Atualmente, o Clube se reúne aos domingos pela manhã no ginásio Habib Tannuri ou em sua sede, no Jardim Renata. Os dirigentes estão preparando os participantes do Jaspe para o acampamento de final de ano que reunirá mais de 2 mil desbravadores. Para isso, a igreja desenvolve o programa de Classes Progressivas e Especialidades, formada por diversas atividades aplicadas de acordo com a idade.

Por meio das especialidades cada desbravador pode buscar um determinado conhecimento a seguir no grupo. Entres os assuntos aprofundados estão informática, mecânica, primeiros socorros, cuidados de uma casa, filatelia, lavanderia, telecartofilia, entre outros.

Com esta sistemática, o objetivo do Clube é realizar trabalhos com jovens com idade de 10 a 18 anos sempre com ações que desenvolvam a parte física, mental, social e espiritual de seus integrantes. Os desbravadores do Jaspe também realizam caminhada pela natureza, campanhas ecológicas, além de visitas a asilos e orfanatos, e estudo da Bíblia.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BR-040 será interditada nesta madrugada, em Petrópolis

Rio - A instalação de vigas de uma passarela no km 68, na localidade de Araras, em Petrópolis, em frente ao Instituto Petropolitano Adventista de Ensino (Ipae), causará a interdição desse trecho da BR-040 a partir de 0h dessa quinta-feira, dia 15. A operação ocorrerá nos dois sentidos da rodovia, mas em etapas alternadas. A primeira interdição está prevista para acontecer primeiro na pista sentido Juiz de Fora. Em seguida a interdição será na pista sentido Rio. O serviço deve durar aproximadamente 4h. 

A Concer, concessionária que administra a estrada, orienta os usuários a evitar esse trecho da rodovia no horário da operação. As rotas alternativas são as vias municipais entre o Quitandinha e a Estrada União e Indústria, e vice-versa, para contornar a interdição em ambos os sentidos. Outra opção de acesso e saída é a do Bingen. A operação terá o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal.

Agência humanitária sinaliza com 20 mil dólares para Santa Catarina

Recurso visa auxiliar vítimas contra os efeitos das últimas chuvas
ocorridas no estado do sul do Brasil
Um exemplo é o da ADRA Brasil (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), em parceria com a entidade internacional, que está disponibilizando inicialmente recursos na ordem de 20 mil dólares para auxiliar as vítimas, especificamente para Blumenau e Rio do Sul. Inicialmente essa ajuda pode beneficiar 400 famílias.

Os recursos serão destinados principalmente para compra de kits de higiene pessoal a fim de auxiliar as vítimas. Além disso, a Associação Catarinense da Igreja Adventista do Sétimo Dia criou uma campanha imediata nas igrejas desde o último sábado, dando a possibilidade para que as pessoas possam colaborar com produtos de necessidade básica.

O diretor da ADRA Brasil, Paulo Lopes, explica que há possibilidade de se buscar mais recursos com outros doadores.

A ADRA (http://adra.org.br) está presente em 125 países mundiais e trabalho em cinco frentes: segurança alimentar, desenvolvimento econômico, educação básica, saúde primária e preparo e resposta a situações de emergência. Em todo o planeta, seus projetos beneficiam mais de 25 milhões de pessoas a cada ano.

No Brasil, em 2009, a ADRA executou mais de 120 projetos que beneficiaram mais de 350 mil pessoas com investimento de mais de US$ 11 milhões.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

SNPH registra número abaixo do esperado nas balsas de Manaus

A SNPH informou que por volta de 5 mil pessoas envolvidas no fluxo já retornaram a Manaus. São esperadas pelo menos mais 2 mil até o fim desta segunda.

[ i ] Das 70 mil pessoas esperadas para passarem paleas balsas, somente 50 mil apareceram.

Manaus - O número estimado pela Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH) de um fluxo de aproximadamente 70 mil pessoas em viagens de balsa neste feriado prolongado no Estado, de 5 a 7 de setembro, foi reduzido para 50 mil.

Até a manhã desta segunda-feira (5), pouco menos de 40 mil pessoas já haviam completado a travessia de Manaus para outros Municípios. "A construção da ponte sobre o Rio Negro deve ter, de alguma forma, diminuído o desejo das pessoas atravessarem o rio por causa da facilidade. Balsas não faltam", opinou o assessor de comuicação da SNPH, Marinaldo Matos. 

Também segundo a assessoria, os Municípios mais visitados neste período foram Novo Airão (a 115 quilômetros a noroeste de Manaus), onde acontece um acampamento para jovens da Igreja Adventista, Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste da capital amazonense) e Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus). 

A SNPH informou que por volta de 5 mil pessoas envolvidas no fluxo já retornaram a Manaus. São esperadas pelo menos mais 2 mil até o fim desta segunda. "Pode vir até 10 mil, depende muito do tempo. O número ameniza se chover", disse Marinaldo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo parcialmente nublado, mas com sol na região durante os próximos três dias.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Começa construção de obra de Niemeyer no Pará

O projeto é de um templo destinado à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foto: Divulgação

O projeto é de um templo destinado à Igreja Adventista do Sétimo Dia

O mais recente projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, 103 anos, começou a sair do papel no último dia 1º de setembro. Um templo destinado à Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Belém, no Pará, teve a pedra fundamental lançada, dentro do campus da Faculdade Adventista do Amazonas (Faama).

De acordo com informações da instituição de ensino, o início das obras será em 2012, por conta de alguns estudos que estão sendo realizados no solo. A obra já consta no livro do arquiteto "As igrejas de Oscar Niemeyer".

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SP lança novos serviços nos Restaurantes Bom Prato da capital

Café da manhã a R$ 0,50, cursos profissionalizantes do Via Rápida e internet gratuita são algumas das novidades na unidade do Grajaú

O Estado de São Paulo, por meio do governador Geraldo Alckmin, lançou nesta quinta-feira, 1º de setembro, os novos serviços do Restaurante Bom Prato em toda a capital: café da manhã a R$ 0,50, cursos profissionalizantes na área de alimentos do Programa Via Rápida e internet gratuita por meio de postos do Acessa São Paulo.

"Todos os Restaurantes Bom Prato terão Acessa SP para jovens que vêm fazer trabalho escolar, trabalhadores, trabalhadoras que vêm fazer currículo, enfim, acessar a internet e o computador. No período da tarde os restaurantes terão o Via Rápida para o Emprego, formando pizzaiolo, cozinheiro, ajudante de cozinha, higienização de alimentos, copeiro, padeiro, confeiteiro, enfim, toda área de formação profissional voltada à gastronomia", afirmou o governador.

São 19 unidades na capital paulista, que oferecem 28.160 almoços saudáveis e ricos em nutrientes, de segunda a sexta-feira, por apenas R$ 1,00. A partir de segunda, estão autorizadas a passar a servir 300 cafés da manhã cada, a partir das 6h, totalizando 33.860 refeições diárias. O cardápio básico será: café com leite, pão com frios e uma fruta da época. O Governo do Estado subsidiará R$ 0,80 da refeição matinal e o usuário pagará R$ 0,50.

Para modernizar o controle de refeições, será implantado sistema digital, com lançamento do cartão magnético do Bom Prato. São três tipos de cartões: café da manhã, almoço adulto e almoço criança. A diferenciação se justifica com a gratuidade da refeição para menores de 6 anos.

Outra novidade da rede de Restaurantes Populares é a oferta de cursos de qualificação profissional na área de alimentos do Via Rápida, programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, por meio do Centro Paula Souza, parceira do Bom Prato. Eles serão realizados após o horário de atendimento do restaurante, utilizando a infra-estrutura disponível.

As vagas serão destinadas, preferencialmente, aos beneficiários dos programas sociais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, que recebem benefício mensal de R$ 80. A capacitação terá 55 dias de duração, em média, e será certificada para o mercado de trabalho. Entre os cursos programados estão: ajudante de cozinha, cozinha industrial, culinária básica, panificação artesanal, confeitaria básica, pizzaiolo, manipulação e higienização de alimentos. As aulas serão gratuitas.

Os alunos receberão material didático, uniforme e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Os desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também terão direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

O Programa Acessa São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão, também está na parceria e vai implantar, gradativamente, um posto em cada unidade que apresentar infraestrutura. No Bom Prato Grajaú, serão instalados equipamentos ligados à Internet para o uso do cidadão, permitindo assim a inclusão digital da população em situação de vulnerabilidade social que frequenta a unidade.

Sobre o Bom Prato

Em 19 de janeiro de 2011, por meio do decreto nº 56.674 assinado pelo governador Geraldo Alckmin, o programa Bom Prato passou a ser gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social - Seds, deixando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Desde sua implantação, entre dezembro de 2000 e dezembro de 2010, foram servidas 76 milhões de refeições para a população em situação de vulnerabilidade social.

O Bom Prato conta atualmente com 33 unidades instaladas em todo Estado de São Paulo, sendo 19 na Capital, 4 na Grande São Paulo, 3 no litoral e 7 no interior paulista, totalizando 47 mil refeições servidas diariamente, que são servidas a partir das 11 horas até o término da cota de cada restaurante, que varia entre 1.200 e 2.000 refeições.

Cada almoço custa, em média, R$ 3,50, sendo R$ 2,50 subsidiado pelo Governo de São Paulo e R$ 1,00 pago pelo beneficiário. Crianças com menos de 6 anos não pagam.

O projeto garante, à população de baixa renda, seguridade nutricional por meio de refeições saudáveis, balanceadas e ricas em nutrientes, a partir de um cardápio variado composto por arroz, feijão, carne, farinha de mandioca, salada, legumes, suco, frutas e pão, totalizando, em média, 1.600 calorias. Cada restaurante disponibiliza uma quantidade de refeições diárias, que são servidas até que se encerre a cota do dia.

O funcionamento do Bom Prato depende de convênio firmado entre a Seds e uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, além da prefeitura. Em Grajaú, o Bom Prato é gerenciado pelo Instituto Adventista de Ensino - IAE, inaugurado em 30 de agosto de 2010.