quinta-feira, 10 de abril de 2008

3ª Etapa Doe Vida Doe Sangue em Peixoto de Azevedo

3ª Etapa Doe Vida Doe Sangue em Peixoto de Azevedo



A Igreja Adventista e a Secretaria de Saúde desenvolveram no ultimo sábado (05) no Hospital Municipal de Peixoto de Azevedo a 3ª Etapa da Campanha "Vida por Vidas". O objetivo da campanha de coleta sanguínea é suprir a demanda crescente dos deficitários estoques de sangue nos hospitais e hemocentros da região norte de Mato Grosso.

 

Nesta etapa apenas as pessoas que já passaram pela triagem e que foram submetidas aos procedimentos médicos efetuaram a doação. Uma equipe composta pelas senhoras da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistênciais (ADRA), Clube de Desbravadores Órion, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais se engajaram no sentido de garantir o sucesso de mais uma campanha.

 

Foram distribuidos panfletos explicativos e camisetas alusivas a campanha Doe Vida, Doe Sangue. O secretário de saúde, Luiz Santana (Roque), destacou que todo material utilizado é descartável. O sangue coletado não faz falta ao doador e o organismo se encarrega rapidamente de sua reposição.

 

"Ser doador de sangue é um privilégio, já que, para isso, o cidadão deverá estar em perfeitas condições de saúde para poder ajudar a salvar vidas humanas", disse o secretário.

 

Uma das coordenadoras do projeto, Silmara Lemes da Rosa Oliveira, enfatizou que haverá nos próximos dias uma nova campanha seletiva, ou seja, ocasião em que a municipalidade poderá procurar o Hospital Municipal para fazer a coleta do sangue que deverá passar por rigorosos testes laboratoriais.

A coleta de sangue para doação consiste na retirada de sangue através do uso de material descartável, de uso único e estéril. O tempo de permanência do doador no Hospital Municipal é de alguns minutos, incluindo coleta e triagem.

O Ministério da Saúde exige a realização de alguns procedimentos específicos antes e depois da doação, a fim de prevenir complicações para o doador e contaminação para o receptor. Portanto antes da doação, o candidato irá passar por uma entrevista de triagem clínica.

Silmara Oliveira destacou que a campanha Vida por Vidas deverá ganhar força diante da divulgação em emissoras de rádio, televisão, sites e som volante. Desta forma haverá uma aumento singificativo de doadores.

As condições básicas para um doador são as seguintes:


- Pode ser homem ou mulher que goze de boa saúde, que não tenha sido acometido depois dos 10 anos de idade de hepatite;
- Não seja usuário de drogas;
- Estar alimentado;
- Não estar fazendo uso de medicamentos;
- Ter entre 18 e 65 anos de idade;
- Pesar acima de 50 quilos (descontar vestuário);
- Apresentar a carteira de identidade;
- Não realizar exercícios físicos antes da doação;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
- Evitar fumar 2 horas antes da doação.

Nenhum comentário: