sexta-feira, 18 de abril de 2008

Consternação no primeiro dia de retorno às aulas

Tristeza e tensão marcaram esta quarta-feira, 16, na Escola Adventista de Itapagipe e no Centro Educacional Santa Rita, no bairro Machado, na Cidade Baixa, onde estudavam os dois alunos envolvidos na tragédia ocorrida na última segunda-feira, resultando na morte de Ruan Sérgio da Silva Ferreira, 16 anos. Ele foi morto a tiros por um garoto de 13 anos. Segundo testemunhas, o motivo foi um desentendimento por causa de futebol.

As aulas foram suspensas na terça-feira e retomadas na quarta. O primeiro dia de aula após o crime foi de muita consternação na Escola Adventista de Itapagipe, onde estudava a vítima. "Estou muito abalada com o que aconteceu", ressalta a diretora, Maria Concebida Costa de Souza, contando a decisão da direção de não ser dado assunto novo. "Estamos trabalhando o emocional dos alunos", explica.

Na turma de Ruan, na primeira aula do dia, muitos colegas não resistiram e choraram. "Como somos uma escola religiosa, levei a Bíblia, li algumas passagens e Salmos e, juntos, fizemos uma oração por ele e seus familiares e amigos", relata o professor de física Alvino Almeida do Vale Filho.

Na escola vizinha, o Centro Educacional Santa Rita, onde estudava o garoto de 13 anos, a tristeza se misturava à apreensão. "Está um clima tenso", admitiu a diretora, Maria José Simões Santana Barreto Costa. Ontem, ela contabilizou dez alunos faltosos. Há suspeitas de que eles possam ter assistido ao crime e, além de traumatizados, estejam com medo de represálias.

A diretora aproveita para desfazer um mal-entendido. Ao contrário do que foi divulgado, que ela saberia que o jovem que atirou tinha duas armas, ela garante que apenas soube por terceiros que havia fotos do adolescente no Orkut empunhando armas. "Mas eu não vi", ressalva.

Nenhum comentário: