sábado, 12 de abril de 2008

Estudantes entregam 1.200 quilos de alimentos à Casa da Criança Feliz

Doação vai garantir alimentação para 120 famílias atendidas

pela entidade assistencial que funciona com o apoio da Prefeitura 

A vencedora da concessão foi a
Rápido Luxo de Campinas. A
assinatura do contrato foi no início de janeiro. O contrato de concessão é de 30 anos
Foto: Divulgação

Tariane, 8, abre um sorriso ao receber o kit de alimentos composto por leite, arroz, feijão e farinha. A garota, pele cor de jabuticaba, dentes branquísisimos e cabelos de trança, é uma das 120 crianças atendidas pela Casa da Criança Feliz, entidade assistencial que funciona no Jardim Estrela, com apoio da Prefeitura de Hortolândia. Os alimentos que vão garantir mesa mais farta na casa de Tariane foram doados por alunos do Colégio Adventista. Ao todo foram coletados 1.200 quilos de alimentos durante gincana realizada na escola, na última semana de março. Os donativos foram entregues, nesta sexta-feira (11/04), em cerimônia realizada na entidade. O secretário de Cidadania, Trabalho e Promoção Social, Raimundo Francisco da Silva, representou o prefeito Angelo Perugini no evento.

"Vai ajudar muito lá em casa. Somos muito pobres", resume Tariane, que mora no Jardim Estrela, local onde se concentra o maior bolsão de pobreza de Hortolândia. No bairro, fruto de uma ocupação de sem-teto, ocorrida em 2000, os moradores vivem em barracos de madeira e sem o mínimo de infra-estrutura. Cenário que será mudado, agora, pela Prefeitura que construirá casas populares para abrigar as famílias com recursos conquistados no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

Tariane fica na Casa da Criança Feliz no período da manhã. À tarde vai para a escola, onde cursa o terceiro ano do Ensino Fundamental. Na entidade, a menina aprende a cantar, produz objetos artesanais como vasos e cestas feitos a partir de materiais recicláveis como jornal e caixas de leite. "Mas o que eu gosto mesmo de fazer é bordar", revela. É na Casa da Criança Feliz que ela faz as duas primeiras refeições do dia: toma café da manhã e almoça.

A refeição é garantida pela Prefeitura, que oferece a merenda para as crianças, além de doações do Banco de Alimentos, uma das ações do Programa de Segurança Alimentar, desenvolvido pela Secretaria de Cidadania, Trabalho e Promoção Social. A função do Banco é combater o desperdício, estimulando a doação de alimentos excedentes de produção e comercialização, que são entregues a entidades cadastradas para o preparo de suas refeições e repasse para famílias carentes. É graças ao Banco de Alimentos, que as famílias atendidas pela entidade reforçam o cardápio com frutas, verduras e legumes. A Prefeitura também concede dois funcionários para trabalhar na instituição.

Para o prefeito Angelo Perugini, o trabalho da Casa da Criança Feliz é exemplo de cidadania. "Os voluntários dessa entidade são abençoados por Deus porque dedicam o seu tempo para ajudar as pessoas que mais precisam. Se transformaram em parceiros da Prefeitura na solução de problemas sociais daquela região. Merecem nosso respeito e de toda a comunidade. Essa ação social, tão importante do Colégio Adventista vai alimentar muitas crianças que realmente necessitam", disse o prefeito.

BOA VONTADE
A Casa da Criança Feliz nasceu da boa vontade do casal Luis Neves e Abdel Silva Neves. Há seis anos, eles trabalham com crianças carentes de sete a 14 anos de idade. "Queremos dar apoio a essas crianças para tirá-las da rua, evitar a delinqüência infanto-juvenil e o contato com as drogas. Aqui elas aprendem muitas coisas no período em que não estão na escola: têm aula de canto-coral, contamos histórias educativas, ensinamos técnicas de artesanato e oferecemos duas refeições. Estamos dando nossa contribuição para minimizar problemas sociais", afirma Abdel.

Os alimentos entregues às crianças pelo Colégio Adventista de Hortolândia, foram coletados durante a Gincana das Cores, pelo terceiro ano consecutivo realizada pelo colégio. A atividade pedagógica com cunho social teve a participação de 560 alunos. O resultado é a arrecadação de 1,2 mil quilos de alimentos não-perecíveis como leite, arroz, feijão, farinha de trigo, macarrão, óleo, açúcar, sal e fubá.

"Todos os anos, realizamos com os alunos atividades que vão além da questão pedagógica, que tenham a ver com a questão social e ambiental. A gincana para arrecadação de alimentos é uma das atividades. O resultado foi surpreendente porque houve envolvimento maciço de alunos e pais, um espírito solidário muito grande. Entendemos que não adianta se preocupar apenas com o pedagógico e não formar cidadãos. Queremos formar pessoas preocupadas com seu desenvolvimento individual, mas com participação na comunidade", explicou a diretora do Colégio Adventista, Marlene Lehr.

A coordenadora da entidade agradece os donativos que vão garantir barriga cheia para as famílias. "Essa doação e todas que recebemos da comunidade e outros parceiros são muito importantes para as essas famílias. Muitas crianças contam que a última refeição que fazem é aqui porque não têm alimentos em casa. Então, esses alimentos vão complementar a alimentação de famílias muito carentes, de crianças com pais desempregados ou que estão presos", valoriza Abdel.

Nenhum comentário: