sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Projeto Vida por Vidas irá cadastrar doadores de medula óssea

O Projeto Vida por Vidas, desenvolvido por jovens adventistas e com apoio da Escola Adventista, realiza no próximo sábado, 17, o cadastramento de Doadores de Medula Óssea em Rio Grande. A ação será realizada no Teatro Municipal das 10h às 17h. 
A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças hematológicas, como a leucemia. No entanto, as chances de compatibilidade são de uma para 100 mil. Por isso, a importância da sensibilização para que as pessoas se engajem nessa ação.
O cadastramento consiste na coleta de uma amostra de 10ml de sangue para o teste de compatibilidade o preenchimento de uma ficha de identificação. Os dados e tipagem HLA e de cada pessoa que fizer o exame ficarão cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). 
Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea, a pessoa deve ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde e estar munido da carteira de identidade. Para fazer a coleta é preciso que a pessoa esteja bem alimentada.
Segundo o pastor da Escola Adventista do Rio Grande, Leonir Rellinger, neste ano o cadastro será levado ao Redome. Mas o objetivo é de que em 2010 seja criado um cadastro mundial de doadores. "É muito importante que as pessoas participem e se cadastrem, no sentido de ajudar e não ficar parado diante da necessidade de outras pessoas", disse.

Vida por Vidas
Criado em 2005 no Rio Grande do Sul, o projeto Vida por Vidas busca incentivar o cadastramento de doadores de sangue de forma sistemática. Atualmente o projeto é desenvolvido em oito países da América do Sul e foi premiado em 2006 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma campanha modelo para o incentivo da doação de sangue. A intenção desse projeto é de divulgar a importância da doação, informar sobre o assunto assim como tornar o jovem adventista doador e incentivador.

Melina Brum Cezar

Nenhum comentário: