segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sucesso no tuitaço #criacionismo

O tuitaço sobre o #criacionismo pode ser considerado um sucesso. Apesar da dificuldade atual que existe em levantar estatísticas no twitter é possível deduzir que, pela quantidade de pessoas tuitando e pelo tempo que a hashtag permaneceu no Trend Topics do Brasil,  na sexta e durante o sábado, que a campanha teve êxito e que milhares de pessoas foram impactadas.

O Tuitaço é uma ação que ocorre todas as sextas à noite, principalmente no Twitter, mas também tem reflexo em outras redes sociais como Orkut e Facebook. Centenas de jovens adventistas enviam diferentes mensagens com  140 caracteres  usando uma palavra (hashtag) para identificar que fazem parte da mesma iniciativa. Além do objetivo de dar visibilidade ao assunto no twitter, já que as hastags mais usadas vão para o hall de destaque  (Trend topics), os jovens buscam também através dessa ação viral, divulgar conceitos bíblicos e mensagens de esperança.

 Foi o que aconteceu nesta sexta-feira, 03 de setembro de 2010. O tema escolhido foi o #criacionismo. Apesar da véspera de um final de semana prolongado, na tarde da sexta já se podia ler várias  mensagens sobre o tema. Após as 18h00 o movimento se intensificou e o número de pessoas tuitando sobre o mesmo assunto foi tanto que a palavra entrou no Trend Topics do Twitter no Brasil e por lá pemaneceu até a noite do sábado.

Alguns fatos ocorreram durante o tuitaço que também contribuíram para seu sucesso:

  1. A grande quantidade de material disponível sobre o assunto que os internautas linkavam junto as mensagens,
  2. Um dos trend topics mundiais era a discussão em torno da afirmação de Stephen Hawking de que Deus não criou o universo http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/100902/saude/ci__ncia_espa__o_religi__o_livro_hawking
  3. Durante  sábado, quando se esperava que o tuitaço perdesse a força, alguns evolucionistas começaram a atacar o criacionismo com ironia reacendendo a discussão e ajudando a manter o #criacionismo em alta até a noite.A discussão perdurou durante a madrugada de domingo, mas foi perdendo sua força, uma vez que o objetivo da campanha não era o debate.

Durante a ação procurou-se divulgar conteúdos criacionistas presentes em sites como www.scb.org.br e o www.criacionismo.com.br  do jornalista Michelson Borges. Segundo Michelson, o tuitaço teve a participação de internautas do Japão, Portugal e vários países. Além das várias perguntas que recebeu, o número de acessos ao site também atingiu quase 3 mil visitas, 700 além do normal, isso sem contar o acesso aos vídeos no youtube.

Nesta semana o tema do tuitaço será #esperanca e formará uma corrente de oração para os mineiros que estão soterrados no Chile e para suas famílias. O objetivo é que os internautas enviem mensagens de esperança que depois serão entregues as famílias e aos mineiros pelo pastor Adventista que acompanha a situação. Mais informações em www.redeadventista.org.br

Nenhum comentário: