sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Campanha e projeto de lei pedem mais cortesia no trânsito

Vereador quer instituir Dia Municipal da Paz no Trânsito, e Ministério das Cidades quer motoristas mais gentis

Curitiba pode ter instituído o Dia Municipal da Paz no Trânsito. A data escolhida foi o dia 24 de outubro, em alusão ao lançamento de um projeto de conscientização da Igreja Adventista chamado Anjos no Trânsito, que traz como slogan "Eu dirijo com sabedoria divina". A ideia é que todos os anos, nesta data, sejam realizadas atividades de conscientização para a segurança no trânsito. Na semana passada, o Ministério das Cidades lançou uma campanha educativa apontando que gentileza e cordialidade podem evitar acidentes. O objetivo é reduzir o número de mortos no trânsito, que chega a 35 mil por ano. 

A iniciativa do projeto Dia Municipal da Paz no Trânsito é do vereador Dirceu Moreira, líder do PSL na casa. De acordo com o vereador, a data tem como objetivo lembrar as pessoas da necessidade de dirigir com prudência. "A igreja é muito empenhada em realizar ações de conscientização no trânsito, então queremos aproveitar esta data para que cada motorista seja um anjo no trânsito. Sabemos que o trânsito é uma das coisas que mais mata no mundo e as vias públicas de nossa cidade viraram uma verdadeira guerra", apontou.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, em 2008 foram registrados 360 homicídios culposos no trânsito. Este número é 34,8% maior do que no ano anterior, que registrou 267 homicídios da mesma espécie. De acordo com o Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), no primeiro trimestre de 2009 aconteceram 207 prisões por embriaguez na Capital. Os motoristas que mais se envolveram em acidentes são aqueles que tem carteira há mais de 15 anos.
O projeto está em trâmite e deverá passar pelas comissões antes de ir à votação em sessão plenária. "Acredito que não teremos problemas em sua aprovação. Este é um assunto que interessa a todos", disse o vereador.

Cortesia — A campanha do Ministério das Cidades, assim como o projeto do vereador Dirceu, vem pedir conscientização da população. Desde o dia 1º de novembro, peças publicitárias estão sendo divulgadas pela televisão, jornais, rádios, internet e outras mídias como parte da campanha do ministério. A iniciativa aborda oito temas, dentre eles a importância e manutenção dos veículos, atenção à travessia de pedestres e uso do cinto de segurança no banco traseiro.

De acordo com o ministro Marcio Fortes, o brasileiro precisa ser mais cortês ao dirigir. "É preciso ter no trânsito um comportamento educado, respeitoso às leis, seguindo o nosso slogan: Eu sou Legal no Trânsito. Não é só ser legal no sentido de seguir as leis, é preciso ser legal tendo um comportamento cordial, amigo, solidário, valores da vida cotidiana, privada", afirmou. 

Nenhum comentário: