segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Concurso e homenagem difundem obra do Mestre Vitalino entre estudantes

Na última quinta-feira, cerca e 300 pessoas lotaram o auditório da Fafire para participar das comemorações; a banda de pífanos Alvorada de Caruaru abriu a festa

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

Estudantes que pouco conheciam a vida e o trabalho do Mestre Vitalino, se transformaram em fãs do artista, depois que participaram de um concurso em homenagem ao caruaruense que levou a arte dos bonecos de barro para o mundo.  A abertura da homenagem ao centenário do ceramista, no auditório da Fafire, foi com a banda de pífanos Alvorada de Caruaru.

Estudantes do Colégio Adventista do Recife fizeram o tributo ao Mestre Vitalino em uma festa que reuniu cerca de 300 pessoas. Do cenário ao figurino dos participantes, tudo fazia referência ao Rei do Barro. Que foi o instrumento principal de pesquisa e aprendizado dos 190 estudantes que participaram do projeto "Mestre Vitalino: do barro para a vida".

"Sempre digo que a obra do Mestre Vitalino representa o nordestino, um homem sofrido, mas forte, que fez do seu sofrimento, beleza, artes, música e poesia", afirma o coordenador do projeto, Jurandir Vicente de Carvalho (foto 3).

A Rede Globo Nordeste foi uma das homenageadas da noite, por incentivar a cultura pernambucana. Os estudantes do Colégio Adventista foram premiados num concurso de redação, poesia, foto e música sobre o Meste Vitalino. Gabriela Paula Machado venceu a categoria caricatura. "Eu aprendi que ele é um grande artista realmente, nunca me interessei por cultura, mas fui e amei de verdade", comenta a aluna de 16 anos.

Nenhum comentário: