quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Curso para abandonar o uso do cigarro está com inscrições abertas em Bauru

Lígia Ligabue
A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Bauru abre mais uma vez inscrições para o curso que incentiva tabagistas a abandonar o cigarro. As palestras começam no dia 9 e vão até o dia 13, na igreja Greenville, no Jardim Terra Branca. O curso é oferecido há 20 anos e, de acordo com os organizadores, cerca de 80% dos que participam conseguem abandonar o vício.

O curso conta com um grupo de voluntários composto por profissionais de educação, médicos, psicólogos e assistentes sociais. O objetivo, explica a voluntária Silma Kennerly Herrera, é oferecer qualidade de vida às pessoas. "Durante o curso, ligamos durante o dia para quem está freqüentando as palestras, para incentivar e oferecendo apoio psicológico", conta.

Todos os dias, os tabagistas que estão tentando abandonar o cigarro ouvem o relato de pessoas que conseguiram deixar o vício após freqüentar o curso. Durante os encontros, os inscritos participam de palestras motivacionais, terapia musical e aula de educação física com personal trainer.

"Dessa forma, eles se sentem motivados a parar de fumar", avalia Silma. Além disso, o grupo de voluntárias agenda consulta médica para as pessoas que precisam. De acordo com os organizadores do evento, 80% dos que concluem o curso conseguem abandonar o cigarro. Este ano, serão oferecidas 120 vagas para as palestras.

O hábito de fumar começou a ser combatido por volta de 1964, quando o chefe de saúde pública dos Estados Unidos condenou o cigarro como perigo para saúde. Desde então, houve um declínio de fumantes de 1% a 2% a cada ano, durante três décadas.

Depois disso, porém, a curva decrescente foi estagnada. Na tentativa de ajudar na diminuição do número de pessoas com dependência, a Igreja Adventista do Sétimo Dia trava uma batalha desde 1960, quando o curso foi fundado em solo norte-americano. Desde então, ele tem sido realizado em todo o mundo, inclusive no Brasil, acrescenta a assessoria de comunicação da igreja.

Como as pesquisas não param, o curso tem sido aperfeiçoado e envolvido um número maior de profissionais especializados. Na universidade de Loma Linda, Califórnia, pesquisadores adventistas têm trabalhado para melhorar a eficiência dos tratamentos de dependentes da nicotina, explica a assessoria. Em 1997 foi criada uma fundação que ajuda aqueles que querem abandonar o cigarro.



• Serviço

As inscrições do curso para parar de fumar da Igreja Adventista do Sétimo Dia Greenville podem ser feitas pelo telefone 3021-0034. O curso, gratuito, será ministrado das 19h30 às 21h, de 9 a 13 de novembro. A igreja fica na avenida José Henrique Ferraz, 3-15, Jardim Bela Vista.

Nenhum comentário: