quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Angola - Hospital municipal do Bailundo estará pronto ainda este ano


Foto Angop
Obras no Hospital Municipal do Bailundo estão na fase final

Huambo, 18/10 - As obras de reabilitação e o posterior apetrechamento do hospital municipal do Bailundo, situado a 84 quilómetros a norte da sede capital, em curso a mais de dois anos, serão concluídas ainda este ano.

A garantia foi dada hoje, na cidade do Huambo, pelo director geral da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus, que está a financiar a referida empreitada.

Em declarações à Angop, no final da sua visita de constatação, João de Deus afirmou que foram estão ultrapassados os constrangimentos de ordem técnica e material, estando as obras a decorrerem a bom ritmo, por isso tudo indica que dentro de pouco tempo a mesma será entregue às autoridades sanitárias locais.

Esclareceu que mais de metade dos materiais de construção, mobiliário e medicamentos, importados do Brasil e África do Sul, já se encontram no país.

"Não era nossa previsão fazermos tanto tempo acima do estabelecido no acordo, porém tivemos dificuldades para trazer os materiais do estrangeiro para Luanda e daí canalizá-los para o Bailundo (Huambo)", esclareceu.

Quanto ao hospital municipal da Caála, o responsável máximo da FESA referiu que a fundação irá somente assumir a componente auxiliar, aquisição de equipamentos, fármacos essenciais e outros afins.

Embora não tenha revelado o valor financeiro global desta empreitada, que está a ser executada pela Angola Construções, João de Deus mostrou-se satisfeito com a qualidade das mesmas, justificando o valor investido.

Para 2007, segundo anunciou João de Deus, a FESA irá incidir a sua acção nos domínios da educação, saúde e formação profissional, com realce para a reabilitação, ampliação e apetrechamento do Hospital da Missão Adventista do Bongo e do Instituto Médio de Educação da Caála, este último no Huambo.

De igual modo, projectos similares serão executados nas províncias de Benguela, Uíge, Moxico e Malanje, isto no primeiro trimestre do próximo ano.

Acrescentou que dez anos após a instituição da fundação foram já empregues mais de 100 milhões de dólares em diversos projectos de impacto social.

"Em 10 anos conseguimos fazer investimentos que concorreram para o rápido crescimento do país e melhoria das condições de vida das populações, cuja actividade recaiu para completar a acção do Estado, levando sempre às pessoas o essencial para o seu desenvolvimento", referiu.

Nenhum comentário: