quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Igreja a Nível Mundial: Cargos de Liderança Adventista É 'Sobre Dar, Não Receber

October 17, 2006 Silver Spring, Maryland, United States .... [Taashi Rowe/ANN ]
Rosa Banks, Daisy Orion e Ella Simmons (da esquerda para a direita) concordam que uma atitude centralizada em Cristo é importante no que tange a trabalhar na Igreja. [Fotos: John T. Banks/ANN]

"Costumava dar-se que mesmo que alguém tivesse qualificações para uma posição de liderança, uma mulher não seria absolutamente considerada", declara Daisy Orion, tesoureira-associada para a Igreja Adventista do Sétimo Dia a nível global.

Isso não mais se dá. As coisas hoje são diferentes para as mulheres na Igreja Adventista e de fato têm estado mudando por algum tempo. Em 2005 Orion, juntamente com a Dra. Ella Simmons e Dr. Rosa Banks, foram eleitas para os mais altos níveis da administração na sede denominacional mundial. As eleições foram significativas porque a Igreja Adventista--tal como outras denominações cristãs--têm bem poucas mulheres em posições máximas de liderança.

Simmons se tornou a primeira mulher na vice-presidência, Banks sua primeira secretária associada, e Orion uma das primeiras na história denominacional a tornar-se tesoureira associada. (Três mulheres ocuparam a posição de tesouraria na era pioneira da denominação, pelo fim dos século XIX). As três mulheres de liderança falaram à Agência Adventista de Notícias sobre como foi o ano que passou em seus novos cargos.

"Sempre nos disseram que a Igreja [mundial] não estava pronta para líderes femininas, mas eu não vejo isso", declara Banks. Em sua nova posição e viagens pelo mundo ela diz que tem visto exatamente o oposto disso.

Eu não vejo onde a Igreja não estaria pronta para líderes do sexo feminino muito antes do ano passado", Banks aduz.

De fato, pode parecer estranho assinalar a mudança de clima para líderes femininas na Igreja Adventista com essas eleições. As mulheres há muito têm sido indispensáveis à missão da Igreja, muitas vezes trabalhando na retaguarda sem reconhecimento ou esperança de recompensa profissional.

Um exemplo marcante é o de Ellen G. White que trabalhou na linha de frente como uma das mais bem conhecidas líderes. Ela é altamente considerada como uma das co-fundadoras da denominação e seus escritos ainda têm posição central na Igreja hoje.

Quando Orion, Banks e Simmons viajam pelo mundo elas diferem de muitas mulheres no passado que atuavam como elementos de apoio. Seus cargos as têm conduzido à linha de frente. Elas são consultadas para recomendações especializadas e aconselhamento espiritual.

Diz Simmons: "Eu estava preparada para resistência, antes que acolhida calorosa", mas diz que isso não se confirmou em suas viagens.

"Foi-me dito que [a Igreja fora da América do Norte] teria uma reação negativa a mulheres líderes mas ou entendemos terrivelmente mal as perspectivas no mundo ou tem ocorrido uma dramática e poderosa mudança para o lado positivo em apoio às mulheres na liderança. Creio que está mais para essa última hipótese", diz Simmons, uma ex-administradora da Universidade La Sierra.

"A Igreja está seguindo na direção certa", diz Banks. "Estou vendo mais mulheres em posições de destaque em suas igrejas. Isso me leva a refletir sobre 20 ou 30 anos atrás quando as mulheres não eram tesoureiras ou vice-presidentes e realizavam muito pouco".

No ano passado, após as eleições, o presidente mundial da Igreja, Jan Paulsen, destacou a boa acolhida a todos na Igreja. Para uma audiência de mais de 50.000, em St. Louis, Missouri, EUA., ele declarou: "Como podem deixar de notar que escolhemos uma liderança que também inclui as mulheres em nossa Igreja? Não viram isso como um sinal de Deus abrindo as portas?"

Banks tem um longo registro de aberturas de portas, desde ser a primeira vice-presidente do sexo feminino no Oakwood College em Huntsville, Alabama, a ser a primeira secretária-associada feminina da denominação na América do Norte.

Orion atuou como vice-presidente de finaças dos Serviços Adventistas de Saúde/Ásia, e antes desta eleição ela era diretora de planejamento para a missão global.

Antes de vir trabalhar na sede adventista mundial, Simmons serviu em várias posições de liderança, em instituições educacionais. Simmons rememora essas experiências e faz notar que muitas vezes ela era a única mulher na sala.

Ao ocuparem suas novas posições, todas concordam que agora enfrentam um significativo montante de viagens interncaionis e têm mais algumas reuniões de comissão a assistir.

Mas em que consistem as suas funções? Orion explica que é responsável principalmente por uma porção de aspectos legais da corporação da Igreja. Ela trabalha em estreita ligação com o escritório legal da denominação e com os escritórios ficais das regiões Centro-Oriental Africana e Trans-Européia.

Banks diz que a maior parte de suas funções envolve trabalhar com missionários denominacionais que estão atuando por todo o mundo. Ela também trabalha como elemento de ligação para a África Oriental e Ocidental.

As responsabilidades de Simmons, à semelhança das de outros oficiais titulares da denominação, são de natureza variada. Ela explica que se trata de uma combinação de liderança administrativa e espiritual. Ela preside a Junta Internacional de Educação, é consultora para os departamentos de Ministérios da Mulher e de Educação e atua em várias comissões.

As três explicaram que tiveram anos de preparação para seus cargos. Para outras que queiram atuar para a Igreja elas recomendam mais do que mero preparo educacional. Orion sugere a preparação do espírito. Explica que é importante entender que atuar para a Igreja requer um desejo de servir.

"Meu pai foi militar e minha mãe trabalhava num hospital, assim eu cresci [nas Filipinas] pensando em servir", ela diz. "Se você deseja trabalhar para a Igreja, não pense em si própria. Não pense sobre o que pode obter, mas sobre o que pode dar para a Igreja. Não é o lugar para trabalhar se você deseja obter bens materiais".

Simmons acrescenta: "Prepare-se e faça bem o que está executando agora. Nunca permita que o futuro obscureça o presente quando realizando a obra de Deus. Quando as pessoas sonham em alcançar uma certa posição, freqüentemente não dão a devida atenção a sua posição [atual]".

"Mantenha-se perto de Cristo", conclui Banks. "Assegure-se de que a sua vida é um reflexo do que Ele deseja que seja. Eu tenho enfrentado uma porção de problemas, mas Ele sempre os resolveu".

Nenhum comentário: