segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Centro de A. Social Adventista de Maringá, participa de evento cultural

Tudo pronto para a 23ª Festa dos Estados e das Nações e Feira de Artesanato

As barracas estão montadas no Centro de Convivência, a iluminação foi adaptada e os voluntários já começaram a preparar os pratos que serão servidos a partir desta sexta-feira

Cerca de 100 mil pessoas estão sendo esperadas para os dez dias da 23ª Festa dos Estados e das Nações e Feira de Artesanato que começa nesta sexta-feira (6) e vai até o dia 15, a partir das 18 horas, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (praça da Prefeitura de Maringá). A abertura oficial será no sábado (7), às 21 horas. As 22 entidades que irão participar da festa e os artesãos responsáveis pela feira terminaram os preparativos na tarde de hoje (5). As barracas estão montadas no Centro de Convivência, a iluminação foi adaptada e os voluntários já começaram a preparar os pratos que serão servidos a partir desta sexta-feira.

A equipe da Creche Allan Kardec, responsável pela barraca Paulista, conhecida por oferecer carneiro no tacho como prato principal, já está com os alimentos estocados e prontos para serem preparados durante a feira. Segundo o presidente, Antônio Carlos Braga, a expectativa para este ano é servir de 3,5 a 4 mil refeições nos 10 dias de festa. “Adquirimos 1,5 toneladas de carneiro, 700 frangos desossados e 300 kg de pinhão descascados. Todos os materiais que serão utilizados na confecção dos pratos estão devidamente armazenados para serem utilizados no decorrer da festa”, explica.

A Festa dos Estados e das Nações, uma das mais importantes festas gastronômicas da cidade, é uma promoção da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Assistência Social e Cidadania - Sasc e a realização fica por conta das 22 entidades assistencias participantes. As entidades participantes, responsáveis pelas barracas, esperam arrecadar, neste ano, mais de R$ 200 mil. Toda renda será revertida para as próprias entidades, que precisam deste fundo para desenvolverem seus projetos sociais.

Durante dez dias, 21 barracas irão servir pratos típicos brasileiros e de outros países e o público poderá contar com apresentações de grupos folclóricos, shows de música popular, exposição e comercialização de produtos artesanais. A Feira de Artesanato irá contar com a participação de diversos grupos artesanais de Maringá, além de artesãos independentes, que irão expor os mais variados tipos de obras feitas de componentes naturais como madeira e argila.

Os mais de 100 artesãos que irão expôr os produtos artesanais são cadastrados na Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. Setenta deles fazem parte da Associação dos Artesãos de Maringá – Artemar. Outros 15 são associados à Associação dos Artesãos da Cidade Canção – Artecic. Além de cerca de 30 autônomos. A Feira de Artesanato irá contar com mais de 70 barracas, onde serão expostos produtos de decoração, utensílios domésticos, materiais feitos em madeira, bambu, metal e vidro, biscuit, flores em meia, bonecas de pano, enfeites, pintura em tecidos, crochê, flores de sementes, tear, tapetes de retalhos, bolsas, cintos, entalhamentos, pirogravuras, entre outros.

Leonil Lara, artesão associado à Artemar, expõe seus trabalhos desde a primeira Festa das Nações. “Fui um dos criadores da associação, que funciona de maneira regulamentada desde 1978. Desde então exponho meus artesanatos aqui na praça, mesmo antes de existir a feira. Nossa expectativa para este ano é atrair o público que tem interesse em produtos mais simples, mas também aqueles que procuram mercadorias de boa qualidade”, conclui.

Concurso

A grande novidade deste ano é um concurso que irá premiar as três barracas mais bonitas, originais e autênticas da feira. O objetivo é incentivar a criatividade, descobrir talentos e melhorar a decoração do evento. A secretária da Assistência Social e Cidadania, Sandra Franchini da Costa espera que a comunidade prestigie esta festa tão tradicional. “Temos certeza que este ano comemoraremos mais uma vez o sucesso da Festa das Nações. A finalidade do evento é viabilizar recursos para empregar nas áreas sociais na cidade”, ressalta.

Entidades

As entidades que irão participar da 23ª Festa dos Estados e das Nações são o Abrigo Deus Cristo e Caridade (barraca Amazonas), Adevimar (barraca Catarinense), Albergue Santa Luzia de Marillac (barraca Gaúcha), Anpacim (barraca Portuguesa), ANPR, (barraca Cabocla), Artemar – Associação dos Artesãos de Maringá ( Artesanatos) , Apae (barraca Italiana), Asilo São Vicente de Paulo (barraca pastelão), creche Allan Kardec (barraca Paulista), creche Monsenhor Kimura (barraca Chinesa), AMA (barraca árabe), Casa Assitência Bezerra de Menezes (barraca Inglesa), Centro de A. Social Adventista de Maringá (barraca Maringaense), Lar Escola Bom Samaritano (barraca Alemã) Provopar (barraca Pastel), Núcleo Social de Maringá (barraca Paraná), Associação do Roupeiro Santa Rita de Cássia (barraca Baiana), Recanto Espírita Somos Todos Irmãos (barraca Mineira), Rede Feminina de Combate ao Câncer (barraca Espanhola), SOS -Serviço de Obras Sociais (barraca Carioca), Sociedade São Vicente de Paulo (barraca Americana) e Wajunkai Appai (barraca Japonesa).

Confira a programação:

06/10 (sexta-feira)
20 horas – Os Seresteiros
21h30 – Diego Carlete e Banda
07/10 (sábado)
20 horas – Academia Márcia Angeli
20h30 – Escola de Dança do Ventre Elizabeth Moro
21 horas – Abertura Oficial
21h30 – Grupo Folclórico Alemão Grüne Stadt
22 horas – Grupo Folclórico Ucraniano Verkovena
08/10 (domingo)
20h30 – Grupo A Cor do Tempo
21h30 – Banda Lobex

Nenhum comentário: