quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Índia: Igreja Incentiva os Membros a Apoiarem a Educação Infantil

October 17, 2006 Tamil Nadu, India .... [Taashi Rowe/ANN]
O Pastor John Rathinaraj diz que cerca de 1.500 obreiros da Igreja no Sudeste da Índia hoje foram crianças patrocinadas. [Foto: Taashi Rowe]

"Como será nossa Igreja em 10 ou 15 anos sem obreiros educados?" pergunta o Pastor D. Ronald Watts. [Foto: Taashi Rowe] [Foto de página frontal de cortesia de Dan Weber/Adventist Mission]

"Com muitos de nossos novos membros sobrevivendo com menos de 50 centavos de dólar por dia não há meio de as igrejas adventistas locais poderem arcar com os salários dos professores", declarou o Pastor D. Ronald Watts, presidente da Igreja Adventista do Sétimo dia no Sudeste da Ásia.

Com aldeias inteiras na Índia unindo-se à Igreja, não é de admirar que a Igreja ali agora alcance cerca de um milhão de membros ou perto disso. Mas aonde as crianças da Igreja podem ir? Às escolas locais? Watts resume a condição das escolas locais numa palavra: "horríveis". Ele explica que muitas vezes os professores nem aparecem para as aulas regularmente. Ele adiciona que em vista de que muitos pais lutam para sobreviver financeiramente, a escola muitas vezes não é uma opção.

"As oportunidades para educação são poucas", concorda o Pastor John Rathinaraj, secretário denominacional na região do Sudeste da Ásia. "Algumas crianças tornam-se trabalhadores subordinados, sempre dominados por alguém. Os trabalhadores infantis são como escravos. É ilegal, mas comum".

"Não podemos aceitar isto", disse Watts. "Como será nossa Igreja em 10 ou 15 anos sem obreiros preparados?"

Reconhecendo que a Igreja precisava não só treinar líderes da Igreja para o futuro mas também ajudar muitas das crianças ou membros da Igreja que não podem arcar com as despesas de educação, a Igreja no Sudeste da Ásia estabeleceu um programa de parceria. O programa, Criança Adventista na India, permitirá que as pessoas patrocinem uma criança por 25 dólares ao mês para freqüentar um internato adventista na Índia. Esse montante paga a alimentação, roupas, livros e estipêndio escolar de uma criança.

Por que patrocinar crianças em vez de instituições? "Porque muitas pessoas podem dar 25 dólares por mês, o que achamos mais eficaz", explica Watts. "Por outro lado, muitos dão dinheiro para um projeto e então se esquecem dele. Patrocinar uma criança personaliza a questão e as pessoas se tornam mais envolvidas e ligadas ao assunto".

Watts diz que freqüentar escolas adventistas beneficiará as crianças em várias maneiras: elas aprenderão sobre os valores adventistas; aprenderão inglês e podem conseguir empregos; e podem compartilhar o que aprendem com o resto de suas aldeias.

O programa tem funcionado por cerca de um ano, com 1.200 crianças já patrocinadas. A meta é patrocinar 10.000 crianças.

O Pastor John assinala que os pastores e professores atuais no Sudeste da Índia são testemunhas da eficácia desse patrocínio. "Mais de 50 por cento de nossos obreiros--professores e pastores--foram crianças patrocinadas", ele disse. " temos 3.000 obreiros no Sudeste da Índia".

Para maiores informações, ver: www.adventistchildindia.org

Nenhum comentário: