terça-feira, 31 de outubro de 2006

Cunene: Igreja adventista realiza Congresso de Revitalização Espiritual



Ondjiva, 27/10 - A igreja do sétimo dia "adventista" realiza apartir de hoje na cidade de Ondjiva, província do cunene, o seu 1º Congresso de Revitalização Espiritual das mulheres afecto a mesma seita religiosa provenientes dos seis municípios da região.

O acto religioso, iniciou as 17 horas e 30 minutos, de acordo com os ideias da Igreja, sendo o pronuncio de sábado, o dia consagrado para a realização dos cultos religiosos naquele santuário.

A cerimónia com a duração de três dias, vocacionado ao lema "Exaltai a Cristo e anunciar ao mundo", vai abordar questões ligadas a revitalização espiritual e estudos bíblicos dentre outras acções religiosas.

Consta ainda dos atractivos do congresso, actividades como exibição de peças teatrais, entoação de cânticos, demonstrações de poesias bem como será feita uma secção de baptismo aos dedicados a vontade de Deus.

Segundo a delegada do evento, Rebeca Mota, este congresso visa levar as mulheres da Igreja adventista e não só (convidadas) a exaltarem e reconhecer o valor e a importância do evangelho de Cristo sobre o proceder da mulher como "mãe".

Por seu turno, o pastor local da instituição religiosa, José Mateus, pediu a camada feminina e a população em geral a aderirem o acto, sendo de muita importância no modo de comportar e agir deste estrato social dentro da família.

De notar, que a igreja foi fundada na década de 1840 e esta entre as principais denominações evangélicas do mundo. estando presente em quase todas as nações do globo.

Participam no congresso, mulheres cristãs afeto ao 7º dia "adventista" dos municípios de Cuvelai , Kwanhama, Namacunde ,Cahama, Curoca e Ombadja.


Shoppings da Grande Vitória antecipam decoração natalina para atrair crianças e pais para as vendas de fim de ano


28/10/2006 13:57:21 - Redação Gazeta Rádios e Internet
Letícia Cardoso

Gazeta Rádios/Internet O comércio na Grande Vitória já começa a se preparar para receber a decoração natalina, na tentativa de atrair mais consumidores e aumentar as vendas, mesmo faltando cerca de dois meses para o Natal. No shopping Praia da Costa, em Vila Velha, por exemplo, a chegada antecipada do Papai Noel será neste sábado, às 16 horas. O tema da decoração natalina é inspirado nas paisagens da região serrana do Espírito Santo e leva o nome de "Sonho de Uma Noite de Natal". No shopping, as crianças também podem praticar patinação no gelo, em uma pista de 270 m² montada especialmente para a data.

O empresário Claudinei Gouvêa levou as duas filhas, uma de três e outra de sete anos, para visitarem a decoração natalina. A caçula, Pâmela Dettman Gouvêa, estava eufórica com o colorido das luzes e dos bonecos que fazem parte da decoração do centro comercial. Só o pedido inusitado que será feito ao Papai Noel é que está deixando os pais dela de cabelo em pé. A pequena pedirá um cavalo ao bom velhinho.

"Nós trouxemos as meninas aqui para verem a decoração. O local é seguro, podemos deixá-las à vontade. Os enfeites estão muito bonitos. Estamos até tirando fotos para guardar de recordação", disse o empresário.

A tradição da figura do Papai Noel também é mantida na casa da contadora Isabel Cristina Rocha. Para ela, a simbologia que ele traz para as crianças desperta um sentimento de alegria e paz, fundamentais para o desenvolvimento delas.

"Eu acho que a criança tem sua fase e seu momento. Nós não devemos tirar isso dela. Há muita violência. A criança tem que sonhar, tem que ter aquela expectativa de esperar a chegada do Papai Noel", conta Isabel.

Neste sábado, às 19h, haverá a apresentação do maestro Ricardo Vaz e do Coral de Sinos Edessa, do Educandário Espírito-Santense Adventista. No Concerto de Natal, o repertório incluirá músicas que vão do popular ao erudito, passando pelo gênero sacro e peças natalinas. O grupo profissional de patinação artística Inforzato também é atração neste sábado do Shopping Praia da Costa. Trata-se da principal companhia de patinação sobre o gelo do Brasil que acumulou, em 27 anos de tradição, prêmios e títulos por todo o mundo. O grupo Inforzato se apresenta às 16h e às 21h.

No Shopping Vitória, a apresentação da decoração de Natal está marcada para o dia cinco de novembro. A chegada do Papai Noel também está prevista para o mesmo dia. No shopping Norte Sul também haverá decoração natalina e programação especial, mas ainda sem data confirmada.

Ginasloucos vão ao Domingão do Faustão




28.Out.2006 | DOURADOS - Os atletas do grupo Ginasloucos da Unigran viajam para o Rio de Janeiro, neste sábado, onde vão participar do quadro "Se Vira nos 30", do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. Esta é a terceira vez que os Ginasloucos farão suas acrobacias em rede nacional.
Nas quadras de basquete, onde se apresentam desde 1996, abrindo jogos desportivos por todo o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, os atletas estão sempre inventando manobras audaciosas e inusitadas de fazerem uma cesta.
O líder do grupo, professor Rogério da Cruz Montes, disse que neste domingo os atletas vão mostrar para o Brasil as mais novas acrobacias do Grupo, vestidos com roupas de palhaço, como já fizeram no início de sua formação. Rogério espera que os "Ginas" saiam vencedores do quadro "Se Vira nos 30". Mas se isso não acontecer, já considera uma vitória poder participar novamente do programa. E será ainda melhor se tiver a oportunidade de falar sobre a região.
"Só de poder mostrar nosso trabalho em nível nacional e em mais não sei quantos países que assistem ao Programa do Faustão já é uma grande conquista, porque Dourados é vista mais pelo narcotráfico, e a gente quer mostrar que aqui tem universidades, estudantes, um trabalho artístico cultural, esportivo. É também um celeiro de grãos e de diversas atividades do agronegócio. Se a gente tiver a oportunidade de falar isso, acho que Dourados vai crescer muito no conceito nacional", disse o professor.
Rogério Montes explicou que a formação dos Ginasloucos no Domingão do Faustão será feita com oito atletas, os mais bem preparados e em forma física no momento: Josimar, Arthur, Rosemir, Daniel, Rafael, Rodrigo, Flávio e André. Os outros dez integrantes do grupo, incluindo duas mulheres – uma delas, a alemã Nick, ex-ginasta de 16 anos de idade, que faz intercâmbio cultural no Brasil – farão uma apresentação na cidade de Maringá, no Paraná, também neste final de semana, em evento promovido pelo Instituto Adventista Paranaense.

Cursos de educação a Distância

Estão abertas até o dia 19 de novembro, as inscrições para o processo seletivo dos cursos de Educação a Distância da universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A instituição oferece os cursos de Pedagogia e de Gestão Imobiliária, Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) e Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia. Os cursos da Ulbra têm parceria tecnológica com o Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde). Em Brasília, está disponível apenas o curso de Pedagogia, que pode ser ministrado no Colégio Adventista ou na União de Inteligência em Ensino a Distância. A prova de seleção está prevista para o dia 25 de novembro. As inscrições podem ser feitas no pelo www.iesde.com.br/ulbra. A taxa é de R$ 25.

Mais informações: www.iesde.com.br ou 0800-9797997
[Jornal de Brasília]

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Três projetos em votação na câmara de Rio Claro


1- 1ª Discussão do Projeto de Lei n. 039-06 - Mônica Hussni Messetti - Dispõe sobre a criação da Semana Municipal de Estudos e Debates sobre Ética, Política e Cidadania, a ocorrer na segunda semana de junho de cada ano, no Município de Rio Claro.

2- 2ª Discussão do Projeto de Lei n. 080-06 - Maria do Carmo Guilherme - Institui no Calendário Oficial do Município de Rio Claro, o Dia da "Igreja Adventista do 7º Dia", a ser comemorado em 16 de setembro de cada ano.

3- 1ª Discussão do Projeto de Lei n. 078-06 - Prefeito Municipal - Acrescenta Parágrafo Único ao Artigo 17 de Lei n. 2254, de dezembro de 1988, fazendo com que a Prefeitura possa exigir o registro dos documentos transmissivos de propriedade junto ap respectivo Oficial de Registro de Imóveis, tendo o Departamento competente dados do titular das propriedades locais sempre atualizados.

Igreja Adventista e Unipar realizam Feira de Saúde

Umuarama
Da Redação

Alunos dos cursos de saúde da Universidade Paranaense (Unipar) em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia realizaram, no último domingo, no salão da Igreja a 1ª Feira de Saúde – Viva Melhor com Saúde, Família, Deus e Musica. A feira atendeu desde crianças até idosos em vários setores de saúde.
Mais de 400 pessoas passaram pelo evento, das 8h ao 12h, e realizaram exames de glicemia, colesterol, avaliação nutricional e posterior realização de cardápios, aferição de pressão arterial, orientações quanto ao auto-exame da mama e papanicolau, exames odontológicos, avaliação postural e orientações para correção postural, testes de esforço físico, testes psicológicos, exposição de plantas medicinais, musicoterapia e momento com Deus.
Ao todo 31 acadêmicos da área da saúde, professores e membros da igreja Adventista do Sétimo participaram do evento, com o objetivo de proporcionar a população, maior conhecimento sobre saúde e encaminhá-las a um serviço especializado caso encontrada alguma patologia.
A Unipar cedeu grande parte do material professores e alunos e a Igreja o espaço físico e convidou a comunidade.

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Igreja Adventista inaugura novo templo

Luanda, 17/10 - A Igreja Adventista do Sétimo Dia em Angola inaugura, no próximo dia 21 de Outubro, o novo templo sede da região norte, situado no bairro da Vila Estoril, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda.


Segundo uma nota da instituição enviada hoje à Angop, o corte da fita estará a cargo do ministro da cultura, Boaventura Cardoso, no período da manhã, e, à tarde, serão ordenados cinco novos pastores.

Após a inauguração, o ministro da cultura vai dirigir algumas palavras aos fiéis, a que se seguirá uma mensagem da igreja e um culto solene, a ser orientado pelo presidente da igreja, Teodoro Elias.

Participarão da cerimonia de inauguração representantes das Igrejas Católica, Metodista, Maná e Baptista.

Estarão ainda presentes a Ministra da Familia e da Promoção da Mulher, Cândida Celeste, o Governador da provincia, Job Capapinha, o deputado Mendes de Cravalho, e representantes da Direcção local da Cultura, da Policia e do comité municipal do Mpla.

A Igreja Adventista em Angola está organizada em associações norte, centro, leste e sul. A Norte compreende as províncias de Cabinda, Bengo, Zaire, Luanda, Kwanza Norte e Malanje.

A Instituição foi implantada em Angola em 1924 e tem a sua sede na província do Huambo.

Angola - Hospital municipal do Bailundo estará pronto ainda este ano


Foto Angop
Obras no Hospital Municipal do Bailundo estão na fase final

Huambo, 18/10 - As obras de reabilitação e o posterior apetrechamento do hospital municipal do Bailundo, situado a 84 quilómetros a norte da sede capital, em curso a mais de dois anos, serão concluídas ainda este ano.

A garantia foi dada hoje, na cidade do Huambo, pelo director geral da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus, que está a financiar a referida empreitada.

Em declarações à Angop, no final da sua visita de constatação, João de Deus afirmou que foram estão ultrapassados os constrangimentos de ordem técnica e material, estando as obras a decorrerem a bom ritmo, por isso tudo indica que dentro de pouco tempo a mesma será entregue às autoridades sanitárias locais.

Esclareceu que mais de metade dos materiais de construção, mobiliário e medicamentos, importados do Brasil e África do Sul, já se encontram no país.

"Não era nossa previsão fazermos tanto tempo acima do estabelecido no acordo, porém tivemos dificuldades para trazer os materiais do estrangeiro para Luanda e daí canalizá-los para o Bailundo (Huambo)", esclareceu.

Quanto ao hospital municipal da Caála, o responsável máximo da FESA referiu que a fundação irá somente assumir a componente auxiliar, aquisição de equipamentos, fármacos essenciais e outros afins.

Embora não tenha revelado o valor financeiro global desta empreitada, que está a ser executada pela Angola Construções, João de Deus mostrou-se satisfeito com a qualidade das mesmas, justificando o valor investido.

Para 2007, segundo anunciou João de Deus, a FESA irá incidir a sua acção nos domínios da educação, saúde e formação profissional, com realce para a reabilitação, ampliação e apetrechamento do Hospital da Missão Adventista do Bongo e do Instituto Médio de Educação da Caála, este último no Huambo.

De igual modo, projectos similares serão executados nas províncias de Benguela, Uíge, Moxico e Malanje, isto no primeiro trimestre do próximo ano.

Acrescentou que dez anos após a instituição da fundação foram já empregues mais de 100 milhões de dólares em diversos projectos de impacto social.

"Em 10 anos conseguimos fazer investimentos que concorreram para o rápido crescimento do país e melhoria das condições de vida das populações, cuja actividade recaiu para completar a acção do Estado, levando sempre às pessoas o essencial para o seu desenvolvimento", referiu.

Igreja a Nível Mundial: Cargos de Liderança Adventista É 'Sobre Dar, Não Receber

October 17, 2006 Silver Spring, Maryland, United States .... [Taashi Rowe/ANN ]
Rosa Banks, Daisy Orion e Ella Simmons (da esquerda para a direita) concordam que uma atitude centralizada em Cristo é importante no que tange a trabalhar na Igreja. [Fotos: John T. Banks/ANN]

"Costumava dar-se que mesmo que alguém tivesse qualificações para uma posição de liderança, uma mulher não seria absolutamente considerada", declara Daisy Orion, tesoureira-associada para a Igreja Adventista do Sétimo Dia a nível global.

Isso não mais se dá. As coisas hoje são diferentes para as mulheres na Igreja Adventista e de fato têm estado mudando por algum tempo. Em 2005 Orion, juntamente com a Dra. Ella Simmons e Dr. Rosa Banks, foram eleitas para os mais altos níveis da administração na sede denominacional mundial. As eleições foram significativas porque a Igreja Adventista--tal como outras denominações cristãs--têm bem poucas mulheres em posições máximas de liderança.

Simmons se tornou a primeira mulher na vice-presidência, Banks sua primeira secretária associada, e Orion uma das primeiras na história denominacional a tornar-se tesoureira associada. (Três mulheres ocuparam a posição de tesouraria na era pioneira da denominação, pelo fim dos século XIX). As três mulheres de liderança falaram à Agência Adventista de Notícias sobre como foi o ano que passou em seus novos cargos.

"Sempre nos disseram que a Igreja [mundial] não estava pronta para líderes femininas, mas eu não vejo isso", declara Banks. Em sua nova posição e viagens pelo mundo ela diz que tem visto exatamente o oposto disso.

Eu não vejo onde a Igreja não estaria pronta para líderes do sexo feminino muito antes do ano passado", Banks aduz.

De fato, pode parecer estranho assinalar a mudança de clima para líderes femininas na Igreja Adventista com essas eleições. As mulheres há muito têm sido indispensáveis à missão da Igreja, muitas vezes trabalhando na retaguarda sem reconhecimento ou esperança de recompensa profissional.

Um exemplo marcante é o de Ellen G. White que trabalhou na linha de frente como uma das mais bem conhecidas líderes. Ela é altamente considerada como uma das co-fundadoras da denominação e seus escritos ainda têm posição central na Igreja hoje.

Quando Orion, Banks e Simmons viajam pelo mundo elas diferem de muitas mulheres no passado que atuavam como elementos de apoio. Seus cargos as têm conduzido à linha de frente. Elas são consultadas para recomendações especializadas e aconselhamento espiritual.

Diz Simmons: "Eu estava preparada para resistência, antes que acolhida calorosa", mas diz que isso não se confirmou em suas viagens.

"Foi-me dito que [a Igreja fora da América do Norte] teria uma reação negativa a mulheres líderes mas ou entendemos terrivelmente mal as perspectivas no mundo ou tem ocorrido uma dramática e poderosa mudança para o lado positivo em apoio às mulheres na liderança. Creio que está mais para essa última hipótese", diz Simmons, uma ex-administradora da Universidade La Sierra.

"A Igreja está seguindo na direção certa", diz Banks. "Estou vendo mais mulheres em posições de destaque em suas igrejas. Isso me leva a refletir sobre 20 ou 30 anos atrás quando as mulheres não eram tesoureiras ou vice-presidentes e realizavam muito pouco".

No ano passado, após as eleições, o presidente mundial da Igreja, Jan Paulsen, destacou a boa acolhida a todos na Igreja. Para uma audiência de mais de 50.000, em St. Louis, Missouri, EUA., ele declarou: "Como podem deixar de notar que escolhemos uma liderança que também inclui as mulheres em nossa Igreja? Não viram isso como um sinal de Deus abrindo as portas?"

Banks tem um longo registro de aberturas de portas, desde ser a primeira vice-presidente do sexo feminino no Oakwood College em Huntsville, Alabama, a ser a primeira secretária-associada feminina da denominação na América do Norte.

Orion atuou como vice-presidente de finaças dos Serviços Adventistas de Saúde/Ásia, e antes desta eleição ela era diretora de planejamento para a missão global.

Antes de vir trabalhar na sede adventista mundial, Simmons serviu em várias posições de liderança, em instituições educacionais. Simmons rememora essas experiências e faz notar que muitas vezes ela era a única mulher na sala.

Ao ocuparem suas novas posições, todas concordam que agora enfrentam um significativo montante de viagens interncaionis e têm mais algumas reuniões de comissão a assistir.

Mas em que consistem as suas funções? Orion explica que é responsável principalmente por uma porção de aspectos legais da corporação da Igreja. Ela trabalha em estreita ligação com o escritório legal da denominação e com os escritórios ficais das regiões Centro-Oriental Africana e Trans-Européia.

Banks diz que a maior parte de suas funções envolve trabalhar com missionários denominacionais que estão atuando por todo o mundo. Ela também trabalha como elemento de ligação para a África Oriental e Ocidental.

As responsabilidades de Simmons, à semelhança das de outros oficiais titulares da denominação, são de natureza variada. Ela explica que se trata de uma combinação de liderança administrativa e espiritual. Ela preside a Junta Internacional de Educação, é consultora para os departamentos de Ministérios da Mulher e de Educação e atua em várias comissões.

As três explicaram que tiveram anos de preparação para seus cargos. Para outras que queiram atuar para a Igreja elas recomendam mais do que mero preparo educacional. Orion sugere a preparação do espírito. Explica que é importante entender que atuar para a Igreja requer um desejo de servir.

"Meu pai foi militar e minha mãe trabalhava num hospital, assim eu cresci [nas Filipinas] pensando em servir", ela diz. "Se você deseja trabalhar para a Igreja, não pense em si própria. Não pense sobre o que pode obter, mas sobre o que pode dar para a Igreja. Não é o lugar para trabalhar se você deseja obter bens materiais".

Simmons acrescenta: "Prepare-se e faça bem o que está executando agora. Nunca permita que o futuro obscureça o presente quando realizando a obra de Deus. Quando as pessoas sonham em alcançar uma certa posição, freqüentemente não dão a devida atenção a sua posição [atual]".

"Mantenha-se perto de Cristo", conclui Banks. "Assegure-se de que a sua vida é um reflexo do que Ele deseja que seja. Eu tenho enfrentado uma porção de problemas, mas Ele sempre os resolveu".

Índia: Igreja Incentiva os Membros a Apoiarem a Educação Infantil

October 17, 2006 Tamil Nadu, India .... [Taashi Rowe/ANN]
O Pastor John Rathinaraj diz que cerca de 1.500 obreiros da Igreja no Sudeste da Índia hoje foram crianças patrocinadas. [Foto: Taashi Rowe]

"Como será nossa Igreja em 10 ou 15 anos sem obreiros educados?" pergunta o Pastor D. Ronald Watts. [Foto: Taashi Rowe] [Foto de página frontal de cortesia de Dan Weber/Adventist Mission]

"Com muitos de nossos novos membros sobrevivendo com menos de 50 centavos de dólar por dia não há meio de as igrejas adventistas locais poderem arcar com os salários dos professores", declarou o Pastor D. Ronald Watts, presidente da Igreja Adventista do Sétimo dia no Sudeste da Ásia.

Com aldeias inteiras na Índia unindo-se à Igreja, não é de admirar que a Igreja ali agora alcance cerca de um milhão de membros ou perto disso. Mas aonde as crianças da Igreja podem ir? Às escolas locais? Watts resume a condição das escolas locais numa palavra: "horríveis". Ele explica que muitas vezes os professores nem aparecem para as aulas regularmente. Ele adiciona que em vista de que muitos pais lutam para sobreviver financeiramente, a escola muitas vezes não é uma opção.

"As oportunidades para educação são poucas", concorda o Pastor John Rathinaraj, secretário denominacional na região do Sudeste da Ásia. "Algumas crianças tornam-se trabalhadores subordinados, sempre dominados por alguém. Os trabalhadores infantis são como escravos. É ilegal, mas comum".

"Não podemos aceitar isto", disse Watts. "Como será nossa Igreja em 10 ou 15 anos sem obreiros preparados?"

Reconhecendo que a Igreja precisava não só treinar líderes da Igreja para o futuro mas também ajudar muitas das crianças ou membros da Igreja que não podem arcar com as despesas de educação, a Igreja no Sudeste da Ásia estabeleceu um programa de parceria. O programa, Criança Adventista na India, permitirá que as pessoas patrocinem uma criança por 25 dólares ao mês para freqüentar um internato adventista na Índia. Esse montante paga a alimentação, roupas, livros e estipêndio escolar de uma criança.

Por que patrocinar crianças em vez de instituições? "Porque muitas pessoas podem dar 25 dólares por mês, o que achamos mais eficaz", explica Watts. "Por outro lado, muitos dão dinheiro para um projeto e então se esquecem dele. Patrocinar uma criança personaliza a questão e as pessoas se tornam mais envolvidas e ligadas ao assunto".

Watts diz que freqüentar escolas adventistas beneficiará as crianças em várias maneiras: elas aprenderão sobre os valores adventistas; aprenderão inglês e podem conseguir empregos; e podem compartilhar o que aprendem com o resto de suas aldeias.

O programa tem funcionado por cerca de um ano, com 1.200 crianças já patrocinadas. A meta é patrocinar 10.000 crianças.

O Pastor John assinala que os pastores e professores atuais no Sudeste da Índia são testemunhas da eficácia desse patrocínio. "Mais de 50 por cento de nossos obreiros--professores e pastores--foram crianças patrocinadas", ele disse. " temos 3.000 obreiros no Sudeste da Índia".

Para maiores informações, ver: www.adventistchildindia.org

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Feiras livres de Vitória terão barracas padronizadas em 2007


16/10/2006 15:52:12 - Redação Gazeta Rádios e Internet


Em 2007, todas as feiras livres de Vitória terão barracas padronizadas. Essa é principal inovação do projeto Feira Legal, que também prevê maior oferta de produtos orgânicos, setorização dos boxes por cores, de acordo com o produto comercializado, e promoção de seminários, cursos e palestras para os feirantes. A novidade está sendo mostrada na Feira do Verde, montada no Parque Pedra da Cebola.

Segundo o gerente de Abastecimento, Pedro Augusto Gobbo Tross, a maior vantagem será a organização. “Teremos ano novo, barracas novas e uma feira nova. Trocaremos as barracas antigas, que, em alguns casos, estão com muitos anos de uso. Isso dará uma organização ainda maior ao comércio”.

Mudanças

O projeto Feira Legal foi desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Serviços (Semse), que levantou os principais problemas e fatores positivos em cada uma delas. Em seguida, foi elaborado um plano de ação, com apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Ação Social, Transportes e Infra-estrutura Urbana, Desenvolvimento da Cidade e Segurança Urbana.

Uma das recepcionistas do estande Feita Legal na Feira do Verde, Taniane Mendonça, concorda que a maior vantagem das mudanças é organização. “As barracas vermelhas venderão flores. Nas de cor verde, estarão a disposição produtos orgânicos. Já nas barracas azuis serão vendidas carnes”, ensinava ela a crianças da Escola Adventista de Vitória que visitaram o espaço.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Igreja evangélica perde força e reduz bancadas

Igreja evangélica perde força e reduz bancadas

Excesso de candidatos prejudicou deputados

por KÁTIA CHAGAS

As igrejas evangélicas saíram enfraquecidas das eleições no Paraná e perderam representantes na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal. Além de não conseguir reeleger a grande maioria dos atuais deputados, não emplacaram novas lideranças. Apostando na força dos evangélicos e no crescimento do segmento no estado, as igrejas lançaram muitos candidatos, mas acabaram dividindo votos e deixando todos de fora. Na avaliação dos próprios deputados, o desgaste de metade da bancada evangélica no Congresso Nacional também pesou no resultado.

As principais apostas não se elegeram. O evangelista Vanderlei Iensen (PMDB), ex-secretário de governo de Roberto Requião (PMDB), não conseguiu garantir mais quatro anos de mandato porque dividiu votos com a cantora gospel Mara Lima (PSC). Os dois são da Igreja Assembléia de Deus e fizeram parte da mesma coligação. Iensen fez 29.949 votos e Mara Lima, 35.380 votos, mas apesar da boa votação não foram eleitos. Na eleição passada, Iensen entrou com 44.179 votos e estava no PDT.

Na Igreja do Evangelho Quadrangular ocorreu situação semelhante. O deputado estadual Ailton Araújo (PPS) fez 21.538 mil votos e não se reelegeu. Se o pastor tivesse somado sua votação à do outro candidato da igreja, o suplente de deputado estadual, Fernando Guimarães (PMDB), que fez 9.204 votos, teria garantido sua vaga. “Mas fizeram terrorismo em cima dos pastores e o poder econômico falou mais alto”, disse.

Outro problema, segundo Ailton Araújo, foram as denúncias de envolvimento de evangélicos em escândalos nacionais, como na máfia dos sanguessugas.

Dos 72 parlamentares denunciados pela CPI da máfia das ambulâncias, quase 40% (28) se intitulam deputados evangélicos. Para Ailton Araújo, a mídia nacional usou a denúncia para desacreditar o segmento. “Bateram só no número de pastores envolvidos, mas não diziam quantos católicos, espíritas ou ateus também participaram. Essa questão pegou muito forte dentro da própria igreja”, disse o deputado.

Da atual bancada estadual, o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus Edson Praczyk (PRB) foi um dos poucos eleitos. Único representante do partido na Assembléia Legislativa, garantiu a reeleição com 35.725 votos. Artagão de Mattos Leão (PMDB), que é da Igreja Adventista do Sétimo Dia, também conseguiu a reeleição, mas não obteve seus 74.783 votos contando com o apoio da igreja. Com a ajuda do governo do estado, que liberou recursos e obras, fez um trabalho político abrindo bases eleitorais nos municípios e parcerias com prefeitos.

Faculdade Adventista da Bahia com inscrições abertas

Faculdade Adventista da Bahia com inscrições abertas

A Tarde On Line

As inscrições para o vestibular da Faculdade Adventista da Bahia vão até o dia 1º de novembro. Os interessados podem se inscrever pelo site ou presencialmente na própria faculdade.

As provas estão marcadas para o dias 5 de novembro. Os cursos oferecidos são Administração, Teologia, Fisioterapia e Pedagogia. A Faculdade Adventista da Bahia fica na Br 101, km 197, Cachoeira-Ba. Demais informações no telefone (75) 3425 8038

Centro Cultural divulga a programação até final do ano

14/10/2006 - 13:28
Centro Cultural divulga a programação até final do ano


A programação de eventos do Centro Cultural e de Exposições de Maceió inclui, até o final do ano, peça teatral, workshop, simpósio, congressos e shows musicais, dentre outros. Ontem e hoje está sendo realizado um encontro na área de educação pela CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade); neste sábado e domingo há a apresentação da peça “Aladin”.

Para a próxima segunda-feira está agendado o Workshop de Responsabilidade Social e, no dia 20, o VI Simpósio Nacional da Micro e Pequena Empresa, promovido pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Alagoas. No período de 20 a 22 será realizado o VI Encontro Alagoano de Supermercados (Superfest). Nos dias 23 e 24 haverá um encontro sobre ”Mulheres de Sucesso” e de 25 a 27 o V Congresso Estadual de Educação Ambiental Lagoa Viva.

Na programação de novembro, o Centro de Exposições sediará o XIX Congresso Brasileiro de Medicina Legal, Odontologia e Ética Médica, marcado para o período de 30 deste mês a 4 de novembro. Também no dia 4, será realizado o Seminário de Enriquecimento Relacional para Casais. Nos dias 11 e 12, é a vez da I Semana Acadêmica do FCBS do Cesmac e apresentação da Companhia de Dança Emília Clark.

No dia 16 de novembro, o Teatro Gustavo Leite será palco do show do cantor maranhense Zeca Baleiro, dentro do Projeto MPB Petrobras. No dia 18, o centro está reservado para sediar o Congresso dos Ministérios da Mulher Adventista do Sétimo Dia. Nos períodos de 20 a 22 e de 23 a 25 serão realizados, respectivamente, o IV Congresso Alagoano do Terceiro Setor e o II Congresso do Ministério Público.

O espetáculo de dança “Retalhos de Um Brasil” está agendado para os dias 23, 24 e 25, enquanto que de 30 de novembro a 2 de dezembro será realizado o II Sapim – Festival Gazeta de Propaganda. Os demais eventos programados para dezembro são o show de Jamil e Banda Eva, marcado para o dia 3 e o provão simulado de vestibular do curso Contato, para os dias 7, 8 e 9. Encerrando o ano, será realizado no dia 17 o evento religioso “O Natal do Menino Jesus”. (Agência Alagoas)

Malanje: Infra-estruturas sociais da missão do Cuale clamam por reabilitação


Malanje: Infra-estruturas sociais da missão do Cuale clamam por reabilitação


Malanje, 13/10 - As infra-estruturas escolares, sanitárias, desportivas e religiosas, afectas a igreja do 7º dia, na comuna do Cuale, município de Kalandula, província de Malanje, destruídas durante o conflito armado, clamam por reabilitação, tendo em conta o seu objecto social.

Em declarações hoje à Angop, o pastor do distrito eclesiástico da igreja adventista do 7º dia, Pacheco Manuel, reputou de "imperioso" a reabilitação urgente das infra-estruturas com vista à inserção de crianças no sistema de ensino e acesso à saúde e à religião, na localidade.

Pacheco Manuel disse existirem já projectos junto da associação norte dos adventistas do sétimo dia, para a reabilitação dos imóveis.

Pediu ao governo local no sentido de ajudar a igreja na reabilitação dos imóveis, sublinhando que apesar das estruturas pertencerem a uma organização religiosa, já contribuíram na formação de muitos quadros que hoje dão o seu melhor nas instituições públicas do Estado.

A missão adventista do 7º dia da comuna do Cuale, 200 quilómetros a norte da sede provincial possui um templo, duas escolas de formação profissional e educacional, dois internatos, um hospital e outras dependências desportivas.

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Clube dos Desbravadores fará demonstrações no Dia da Criança

Clube dos Desbravadores fará demonstrações no Dia da Criança
Redação 24HorasNews

Cerca de 1.800 meninos e meninas integrantes de Clubes de Desbravadores de todo o Estado vão tomar conta do Shopping Pantanal no Dia da Criança neste Dia da Criança. O clube, ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia, estará acampado no shopping, na programação especial preparada para esta semana. Em sua participação, os eles prometem divulgar um jeito diferente de ser jovem, transmitindo o ideal de luta contra as drogas e o fumo, o amor à Natureza e a ajuda ao próximo. "Nossa mensagem é o serviço a Deus, à Pátria e à comunidade", explicou o coordenador do clube no Estado, Odair de Almeida. Em Mato Grosso, são 60 clubes, reunindo crianças entre 10 e 15 anos.

Na Semana da Criança do Pantanal Shopping eles farão demonstrações de montagem e inspeção de uniforme, amarrações e nós, evoluções de ordem unida (tal como as que são executadas pelos soldados do Exército) e animarão os presentes com a apresentação da fanfarra. As demonstrações acontecem de quinta-feira (12 ) a sábado (14) das 9 às 11 horas e das 14 às 18 horas. As crianças, divididas em grupos de 250 a 300 integrantes, se revezarão na execução das tarefas.

O acampamento do clube foi montado no estacionamento, onde as crianças que visitarem o shopping poderão conhecer um pouco mais da vida e das habilidades desenvolvidas por estas crianças diferentes. Meninos e meninas de diferentes classes sociais, cor, ou religião, que se reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. São apaixonados por atividades ao ar livre, acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo.

Os Desbravadores também prestam socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Os clubes de Desbravadores estão presentes em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de dois milhões de participantes.

UFMT vai sediar grande acampamento de crianças e adolescentes

UFMT vai sediar grande acampamento de crianças e adolescentes
Várzea Grande, 10/10/2006 - 21:33.

Da Assessoria

Cerca de 1800 meninos e meninas, com idade entre 10 e 15 anos, vão participar do grande acampamento de Desbravadores que começa amanhã (11), às 20 horas, no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), próximo à biblioteca central. Com o tema ´´Luzes na cidade´´, crianças e adolescentes de todos os clubes de Desbravadores do Estado irão mostrar, até domingo (15), um estilo de vida diferente, voltado para as percepções e gosto pelo meio ambiente, no 10º Campori Estadual.

A programação prevê acampamento em barracas, formando uma mini cidade; eventos para testar a capacidade física, espiritual e intelectual; um período de lazer no Sesi Park; demonstrações no estacionamento do shopping Pantanal; e entrega de cestas básicas e brinquedos para 80 famílias carentes.

O clube Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de dois milhões de participantes. Existe desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar deste movimento.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3315 3305 ou 3315 3306 ou pelos endereços eletrônicos odair.almeida@ucob.org.br ou ranuzia.almeida@ucob.org.br.

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Igreja Adventista apóia passeata contra dengue

Comerciantes realizam passeata contra dengue no Planalto Ayrton Senna

Objetivo da passeata é sensibilizar a população do bairro da importância de prevenir a dengue.

Comerciantes do Planalto Ayrton Senna, na área da Secretaria Executiva Regional V (Grande Mondubim), participam de uma passeata, neste sábado (7), para sensibilizar a população do bairro da importância de prevenir a dengue. A ação é resultado do trabalho dos agentes do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da SER V.

Durante a passeata, que ocorre até as 12 horas, os agentes vão informar as medidas de controle e prevenção da dengue aos moradores, com o objetivo de reduzir o índice de infestação do mosquito transmissor, Aedes aegypti, no bairro. A idéia é que cada morador e comerciante possa adotar medidas de prevenção à doença em seu comércio ou domicílio.

A concentração para a passeata será em frente à fábrica de confecção Ziffen, à Rua Apocalipse, s/n. Apóiam o evento membros da Igreja Adventista, a Associação dos Moradores do Planalto Ayrton Senna e os funcionários do CMES Zélia Correia.

Centro de A. Social Adventista de Maringá, participa de evento cultural

Tudo pronto para a 23ª Festa dos Estados e das Nações e Feira de Artesanato

As barracas estão montadas no Centro de Convivência, a iluminação foi adaptada e os voluntários já começaram a preparar os pratos que serão servidos a partir desta sexta-feira

Cerca de 100 mil pessoas estão sendo esperadas para os dez dias da 23ª Festa dos Estados e das Nações e Feira de Artesanato que começa nesta sexta-feira (6) e vai até o dia 15, a partir das 18 horas, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (praça da Prefeitura de Maringá). A abertura oficial será no sábado (7), às 21 horas. As 22 entidades que irão participar da festa e os artesãos responsáveis pela feira terminaram os preparativos na tarde de hoje (5). As barracas estão montadas no Centro de Convivência, a iluminação foi adaptada e os voluntários já começaram a preparar os pratos que serão servidos a partir desta sexta-feira.

A equipe da Creche Allan Kardec, responsável pela barraca Paulista, conhecida por oferecer carneiro no tacho como prato principal, já está com os alimentos estocados e prontos para serem preparados durante a feira. Segundo o presidente, Antônio Carlos Braga, a expectativa para este ano é servir de 3,5 a 4 mil refeições nos 10 dias de festa. “Adquirimos 1,5 toneladas de carneiro, 700 frangos desossados e 300 kg de pinhão descascados. Todos os materiais que serão utilizados na confecção dos pratos estão devidamente armazenados para serem utilizados no decorrer da festa”, explica.

A Festa dos Estados e das Nações, uma das mais importantes festas gastronômicas da cidade, é uma promoção da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Assistência Social e Cidadania - Sasc e a realização fica por conta das 22 entidades assistencias participantes. As entidades participantes, responsáveis pelas barracas, esperam arrecadar, neste ano, mais de R$ 200 mil. Toda renda será revertida para as próprias entidades, que precisam deste fundo para desenvolverem seus projetos sociais.

Durante dez dias, 21 barracas irão servir pratos típicos brasileiros e de outros países e o público poderá contar com apresentações de grupos folclóricos, shows de música popular, exposição e comercialização de produtos artesanais. A Feira de Artesanato irá contar com a participação de diversos grupos artesanais de Maringá, além de artesãos independentes, que irão expor os mais variados tipos de obras feitas de componentes naturais como madeira e argila.

Os mais de 100 artesãos que irão expôr os produtos artesanais são cadastrados na Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. Setenta deles fazem parte da Associação dos Artesãos de Maringá – Artemar. Outros 15 são associados à Associação dos Artesãos da Cidade Canção – Artecic. Além de cerca de 30 autônomos. A Feira de Artesanato irá contar com mais de 70 barracas, onde serão expostos produtos de decoração, utensílios domésticos, materiais feitos em madeira, bambu, metal e vidro, biscuit, flores em meia, bonecas de pano, enfeites, pintura em tecidos, crochê, flores de sementes, tear, tapetes de retalhos, bolsas, cintos, entalhamentos, pirogravuras, entre outros.

Leonil Lara, artesão associado à Artemar, expõe seus trabalhos desde a primeira Festa das Nações. “Fui um dos criadores da associação, que funciona de maneira regulamentada desde 1978. Desde então exponho meus artesanatos aqui na praça, mesmo antes de existir a feira. Nossa expectativa para este ano é atrair o público que tem interesse em produtos mais simples, mas também aqueles que procuram mercadorias de boa qualidade”, conclui.

Concurso

A grande novidade deste ano é um concurso que irá premiar as três barracas mais bonitas, originais e autênticas da feira. O objetivo é incentivar a criatividade, descobrir talentos e melhorar a decoração do evento. A secretária da Assistência Social e Cidadania, Sandra Franchini da Costa espera que a comunidade prestigie esta festa tão tradicional. “Temos certeza que este ano comemoraremos mais uma vez o sucesso da Festa das Nações. A finalidade do evento é viabilizar recursos para empregar nas áreas sociais na cidade”, ressalta.

Entidades

As entidades que irão participar da 23ª Festa dos Estados e das Nações são o Abrigo Deus Cristo e Caridade (barraca Amazonas), Adevimar (barraca Catarinense), Albergue Santa Luzia de Marillac (barraca Gaúcha), Anpacim (barraca Portuguesa), ANPR, (barraca Cabocla), Artemar – Associação dos Artesãos de Maringá ( Artesanatos) , Apae (barraca Italiana), Asilo São Vicente de Paulo (barraca pastelão), creche Allan Kardec (barraca Paulista), creche Monsenhor Kimura (barraca Chinesa), AMA (barraca árabe), Casa Assitência Bezerra de Menezes (barraca Inglesa), Centro de A. Social Adventista de Maringá (barraca Maringaense), Lar Escola Bom Samaritano (barraca Alemã) Provopar (barraca Pastel), Núcleo Social de Maringá (barraca Paraná), Associação do Roupeiro Santa Rita de Cássia (barraca Baiana), Recanto Espírita Somos Todos Irmãos (barraca Mineira), Rede Feminina de Combate ao Câncer (barraca Espanhola), SOS -Serviço de Obras Sociais (barraca Carioca), Sociedade São Vicente de Paulo (barraca Americana) e Wajunkai Appai (barraca Japonesa).

Confira a programação:

06/10 (sexta-feira)
20 horas – Os Seresteiros
21h30 – Diego Carlete e Banda
07/10 (sábado)
20 horas – Academia Márcia Angeli
20h30 – Escola de Dança do Ventre Elizabeth Moro
21 horas – Abertura Oficial
21h30 – Grupo Folclórico Alemão Grüne Stadt
22 horas – Grupo Folclórico Ucraniano Verkovena
08/10 (domingo)
20h30 – Grupo A Cor do Tempo
21h30 – Banda Lobex