sexta-feira, 8 de maio de 2009

AMI inaugura amanhã Centro de Apoio Nutricional em São Tomé

Centro terá formações a cantineiras de escolas
Centro terá formações a cantineiras de escolas
Depois de feitas as obras e equipamento da cozinha do Centro de Saúde de Angolares, o Centro de Apoio Nutricional vai ser amanhã inaugurado. Esta é uma estrutura fundamental para os 5500 habitantes do distrito de Caué e é o primeiro dos vários projectos que a AMI se propôs fazer neste país com o financiamento da Ibersol.

Foram convidados para a cerimónia, o Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, o adido para a cooperação portuguesa, brasileira, o PAM, a Cruz Vermelha de São Tomé e Príncipe, a ADRA (Agência Adventista para o Desenvolvimento Rural), bem como os grupos-alvo, nomeadamente, o grupo de mulheres e cantineiras e o grupo de activistas comunitários do distrito de Caué.


Com a presença de um nutricionista da AMI no terreno, este novo Centro de Apoio Nutricional de Angolares vai possibilitar a realização de aconselhamento nutricional nas consultas materno-infantis, assim como aos doentes internados no Centro de Saúde de Angolares.

Funcionarão de igual modo neste Centro, as formações a cantineiras de escolas do distrito, com o intuito de melhorar a dieta alimentar das crianças nas escolas e as formações a um grupo de mulheres de Caué, que irão criar uma rede de difusão de boas práticas alimentares entre as restantes mulheres das suas comunidades.

O Centro de Apoio Nutricional será essencial para o acompanhamento dos casos referenciados nas comunidades e para o seguimento de indicadores nutricionais da população do distrito, sendo igualmente o local privilegiado para a realização das reuniões do grupo de trabalho da área de nutrição.

Nenhum comentário: