segunda-feira, 11 de maio de 2009

Grupo de Desbravadores da igreja Adventista comemoram 50 anos no Brasil


Escrito por UCB   
Sex, 08 de Maio de 2009 11:04

1-foto-inicialUm dos cartões postais da capital paulista foi o lugar escolhido pelo Clube de Desbravadores para comemorar seus 50 anos de atividades no Brasil: o parque do Ibirapuera.

Logo cedo, na manhã do domingo, 26 de abril, mais de 6 mil meninos e meninas se agruparam próximo ao parque para se prepararem para o início das comemorações. A data foi escolhida por ser considerada o dia do desbravador na cidade de São Paulo.

Às 9 horas da manhã começou o desfile nas ruas próximas ao parque. O trânsito parou por uma hora e meia para ver os desbravadores marcharem e tocarem suas fanfarras. Até mesmo quem nunca tinha ouvido falar no clube, se surpreendeu com o movimento. Foi o caso do administrador de empresas Vladimir Rodrigues. "Eu venho todo final de semana praticar exercícios físicos aqui no Ibirapuera. E hoje, tive essa surpresa muito agradável com o pessoal marchando nas ruas próximas ao parque", declara.

Mais de 100 mil no Brasil

Por volta das  11 horas da manhã o desfile terminou. Mas não era o fim das comemorações de aniversário. Dentro do parque, aconteceu uma cerimônia que contou com a participação de lideres de desbravadores, políticos e o fundador do clube de desbravadores no Brasil, o pastor Wilson Sarli.

Quando formou o primeiro clube de desbravadores no País, em 1959, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o pastor Sarli não imaginava que atualmente haveriam mais de 100 mil desbravadores, distribuídos em cerca de 3 mil clubes pelo quatro cantos do Brasil.

"Jamais pensei que aquele grupo pequeno e humilde, lá em Ribeirão Preto, fosse dar tanto resultado. Mas, claro, a semente foi lançada, Deus regou e cresceu e, assim, produziu frutos", confessa o pioneiro.

50 anos depois, o líder de cerca de 22 mil desbravadores no Estado de São Paulo, o pastor Ronaldo Arco, confirma que esta comemoração tem um grande significado. "Esse é um dos maiores marcos da Igreja Adventista. Nós começamos com um pequeno clube em Ribeirão Preto. Hoje, nós temos mais de um milhão e meio de desbravadores. Isto quer dizer que Deus está dirigindo este ministério", declara.

O que é ser desbravador

Dentro do parque do Ibirapuera, a programação se estendeu em nove tendas com diversas atrações. Atendimento médico, orientação com bússola, um exemplo de acampamento, atividades ao ar livre, museu do desbravador, rapel, arborismo e o ensino de nós foram as atividades apresentadas por alguns clubes, mostrando um pouco o que é ser um desbravador.

Presente na festa, o líder dos desbravadores na América do Sul, o pastor Otimar Gonçalves, concorda com a frase muito dita por alguns membros do clube: "Ser desbravador não é pra qualquer um". "Essa vida de desbravador é uma coisa maravilhosa. Eu tenho duas crianças que acabam de chegar de um acampamento. Eles voltaram queimados do sol, com a roupa encardida, de mala suja e roucos. Aí, eu perguntei: Filho como é que foi? Ele falou: Papai, o negócio aqui foi massa'. Então, gente, desbravador é um negócio fantástico", se alegra.

Depois de uma festa tão bonita e de 50 anos fazendo a diferença no Brasil e na vida das pessoas, o mínimo que se pode fazer é dizer: "Parabéns"!

Nenhum comentário: