segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Campanha Polícia Civil Solidária arrecada 38 toneladas de alimentos em Mato Grosso

AÇÃO SOCIAL
Solidariedade e amor ao próximo. São os dois adjetivos que resumem a ação desencadeada pelos policiais civis, na "Campanha Polícia Civil Solidária", que bateu recorde na arrecadação de alimentos em 2009.  

 Foram 37.790 quilos de alimentos angariados pelas delegacias da Polícia Judiciária Civil de todo o Estado de Mato Grosso. A meta era superar os 11.537 quilos da campanha passada, mas a vontade de ajudar pessoas necessitadas foi muito além do esperado. A distribuição dos alimentos aconteceu nesta terça-feira (22.12).

 

A diretora geral, em exercício, da Polícia Judiciária Civil, Thais Camarinho, destacou o empenho dos policiais no terceiro ano consecutivo da Campanha "Polícia Civil Solidária". Para ela, isso demonstra continuidade de um projeto bem sucedido em prol de pessoas mais necessitadas. "A adesão das delegacias reforça o vínculo institucional e a unidade de propósitos", disse. "A significante quantidade de alimentos arrecadados revela a superação das metas, quando existe união entre os policiais civis", ressaltou.



As delegacias das 12 regionais da Polícia Judiciária Civil do interior foram as que mais arrecadaram. Com 26.840 toneladas de alimentos doados a várias entidades filantrópicas, igrejas, creches e famílias carentes das regiões.

 

A grande surpresa da Campanha foi a Regional de Rondonópolis que subiu para o primeiro lugar, da arrecadação do interior, com 12.200 quilos. Em segundo lugar veio a Regional de Sinop, com 5.405 kg e em terceiro Barra do Garças que alcançou 3.027 kg de donativos.


O delegado Regional de Rondonópolis, Lauriberto Donizetti de Gogoy, liderou a arrecadação na região. Conforme ele, os alimentos foram entregues para 330 famílias carentes e sete entidades, que recebem 2.200 quilos.

 

O delegado destacou dois pontos que contribuíram para colocar a regional no pódio mais alto da campanha. O primeiro é o bom trabalho desenvolvido pela Polícia Judiciária Civil e o segundo é atribuído à credibilidade da população com a Polícia Civil. "A generosidade da sociedade de Rondonópolis é muito grande", agradece.


A Região Metropolitana conseguiu a doação de 10.950 quilos de alimentos. O destaque foi para a Regional de Várzea Grande com 6,3 toneladas, sendo 6 mil quilos angariados pela Delegacia Municipal, graças aos esforços do investigador Edson Leite, que saiu em busca dos alimentos junto aos empresários da cidade.


A Capital arrecadou 4.628 quilos, ficando em primeiro lugar a Acadepol com 1.750 quilos e a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA) com 1.238 kg de alimentos.



A diretora metropolitana, Vera Rotilde, agradeceu o empenho dos policiais engajados na terceira edição da campanha. "É uma alegria ver a Polícia Judiciária Civil empenhada na solidariedade, no bem social, mesmo com todos os sacrifícios da função", destacou.


Os alimentos vão beneficiar oito entidades assistenciais de Várzea Grande e nove de Cuiabá. Uma parte dos donativos também foi encaminhada à Campanha do Governo do Estado "Natal das Crianças", coordenada pela Secretaria de Emprego, Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

 

Um das casas assistências beneficiada em Várzea Grande com os alimentos, foi a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), que desenvolve projetos sociais e atende mais de 200 famílias carentes de bairros da cidade. "Você nota a diferença nos olhos das pessoas que recebe uma cesta, a alegria por ter alimento para mais uma semana. É um trabalho muito bonito este que a Polícia Civil está fazendo", frisou o pastor Rubens Alves de Abreu.


Outra entidade atendida pela PJC foi a Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá que recebeu 792 quilos que vai contribuir para alimentar 128 idosos, nas cinco refeições diarias.

 

A Casa da Mãe Joana atende 22 portadores do vírus HIV, em regime de internato, além de 65 famílias externas e sobrevive de doações. O diretor administrativo da entidade, Paulo Rogério, disse que comida veio em boa hora e vai ajudar a Casa a manter o atendimento das famílias de fora.


A distribuição dos alimentos contou com apoio de policiais do Grupo de Operações Especiais (Goe), da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículo, do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), de Várzea Grande e da Diretoria.



POLÍCIA CIVIL SOLIDÁRIA - A Campanha foi idealizada pelo Sindicato dos Investigadores e Agentes Prisionais de Polícia Civil (Siagespoc) e coordenada pela diretoria da Polícia Judiciária Civil, com apoio dos sindicatos das categorias de delegados, investigadores e escrivães (Sindepo, Siagespoc, Sindepojuc). A primeira campanha foi realizada em 2007, quando conseguiu arrecadar 3,5 toneladas.

Nenhum comentário: