terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Estudante adventista não realiza prova do Enem

Um estudante de Curitiba (PR) membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia não conseguiu realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, no horário especial de aplicação das provas. De acordo com a doutrina da Igreja adventista, seus fiéis devem guardar os sábados, e o aluno apenas poderia fazer o exame após o pôr-do-sol.

"Eu compareci ao local a mim atribuído pela organização da prova. Chegando ao prédio da faculdade Begozzi, fui informado que não poderia realizar a prova em outro horário e deveria ir ao edifício da Universidade UniBrasil, destinado aos casos de condições especiais", relata o aluno de ensino médio Jonathan.

Segundo Jonathan, o pedido oficial de condições específicas para a realização da prova foi feito por email e fax, dias após a inscrição por orientação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem. "Eu não fui informado que deveria fazer a prova na UniBrasil. Fiquei desesperado, pois a UniBrasil está localizada a uma hora de distância da faculdade Begozzi, e não daria mais tempo de fazer a prova. Além de mim, um casal de adventistas estava na mesma situação. Nenhum de nós conseguiu fazer o Enem", conta Jonathan.

O estudante afirma ainda que ligou para o Inep através do canal Fala Brasil às 12h50 e a atendente foi irônica, dizendo que nada poderia ser feito. "Ou você faz a prova agora à tarde como todo mundo ou não faz - disse a atendente. Fiquei chateado e indignado", conta.

Segundo o Inep, todo estudante que precisasse realizar o exame em condições especiais, inclusive de horários, deveria especificar no ato da inscrição, ou em um prazo entre 15 de junho e 19 de julho. No caso dos adventistas, como Jonathan, a opção sabatista deveria ser anotada.

O Instituto informou ainda que houve uma preocupação especial com os adventistas sobre como preencher a ficha de inscrição corretamente, e os religiosos foram avisados de diferentes formas pelos meios de comunicação e também com palestras nas igrejas.

Em Curitiba, o único local destinado aos sabatistas era o edifício da Universidade UniBrasil, de acordo com o Inep. Segundo o Instituto, problemas individuais relacionados à prova devem ser informados por email ou pelo canal Fala Brasil de telefone e pedir uma verificação do ocorrido.

O internauta Jonathan, de Curitiba (PR), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos

Nenhum comentário: