segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Grupo de adventistas não consegue fazer prova do Enem na Católica


Publicado em 05.12.2009, às 16h30

Do JC Online
Tarcísio, Cláudio e Luciana não puderam entrar na Católica
Tarcísio, Cláudio e Luciana não puderam entrar na Católica
Foto: Alexandre Belém/JC Imagem

Três jovens adventistas inscritos no Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram impedidos de entrar no prédio da Universidade Católica de Pernambuco, que concentra os candidatos que seguem a religião e que, por isso, guardam o sábado. O cartão de inscrição desses alunos informava o endereço de outros locais de prova e o nome deles não estava na relação de inscritos da Católica.

No cartão de inscrição de Cláudio Mota, de 21 anos, dizia que ele deveria fazer prova na Faculdade Fafire, na Boa Vista, Centro do Recife. No entanto, quando chegou lá, foi informado que os adventistas só fariam prova na Católica. "Vim correndo pra cá e consegui chegar às 11h45, mas não me deixaram entrar porque meu nome não estava na lista. Na hora da inscrição, informei que era adventista", disse. Cláudio já cursa nutrição na Faculdade Guararapes, mas tentaria o Enem para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) e, assim, ganhar uma bolsa de estudo.

A estudante Luciana da Silva, 18, estava indignada. "Primeiro, na hora da inscrição, tínhamos que marcar a opção 'deficiência' e, que eu saiba, não sou deficiente, apenas adventista". O cartão de Luciana dizia que ela deveria fazer prova no Colégio Americano Batista e, ao chegar lá, também foi informada que só poderia fazer o exame na Católica. "Infelizmente, não nos deixaram entrar. Cheguei na hora, mostrei a declaração da minha igreja, assinada e autenticada, e não consegui fazer prova."

Nenhum comentário: