sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Expo Adventista destaca vantagens dos alimentos orgânicos

Desenvolvimento Sustentável
Crédito: Valter Loeschner - Divulgação SEPDAG/SFA/MS Alunos do CAC participam de Feira
Crédito: Valter Loeschner - Divulgação SFA/MS. Legenda:
Campo Grande sediou neste último fim de semana a I Expo Adventista. A mostra de ciências organizada pelo corpo docente do Colégio Adventista Campo-grandense (CAC) atraiu mais de mil pessoas e movimentou centenas de estudantes da instituição. A Feira de Ciências contou com a participação de 18 grupos de apresentações dos mais variados assuntos. Durante a abertura do evento um grupo de estudantes apresentaram uma peça teatral enfocando os malefícios do consumo de drogas, concluindo com o depoimento alerta de um ex-usuário.

O destaque do evento ficou por conta das equipes formadas pelo 2º ano A e B, coordenado pela professora Adarlei Araujo, que aproveitou a temática da campanha Nacional de divulgação dos orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para sensibilizar os consumidores e produtores sobre as vantagens dos alimentos orgânicos. A iniciativa do CAC contou com o apoio e participação do Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (SFA/MS).

Com o lema adaptado, "Melhor para a vida, melhor para você", os alunos apresentaram aos pais e visitantes da exposição às vantagens do consumo de produtos orgânicos, além de incentivarem atividades que ajudam a preservar o meio ambiente como a utilização da compostagem e do minhocário, enfatizarando também o destino adequado para os resíduos de alimentos e folhas. A mostra tentou levar um pouco mais de civilidade aos presentes por meio de ações simples que promovem o desenvolvimento sustentável.

"Conhecer como as plantas se desenvolvem, que fatores são necessários à sua vida e entender a importância para os seres humanos é fundamental para que os alunos valorizem a biodiversidade e compreendam a necessidade de utilização sustentável dos recursos naturais", enfatizou Adarlei.

Para ela, a Feira tentou levar aos participantes uma visão de que na natureza existem relações de interdependência entre os seres vivos e que algumas ações que prejudicam uma espécie podem prejudicar outras, direta ou indiretamente, além de desenvolver nos alunos e pais, atitudes e valores pertinentes ao conhecimento do ambiente e as relações entre os seres vivos e o meio ambiente, valorizando cada vez mais as plantas e as outras formas de vida.
(Por: Valter Loeschner)

Nenhum comentário: