segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A descoberta do mundo animal


Organizados por escolas, passeios de pequenos alunos ao Parque de Dois Irmãos fazem crianças viverem uma grande aventura
Júlia Kacowicz // juliakacowicz.pe@dabr.com.br

Quem fala mais alto, um leão ou um grupo de crianças? No Parque Dois Irmãos, no bairro de mesmo nome, a disputa tem um claro vencedor. Especialmente se a visita for a estreia dos pequenos visitantes no zoológico. O passeio é uma descoberta e o barulho inerente às meninas e meninos parece ganhar ainda mais vida. Na última semana, um grupo da geração do computador e do videogame conheceu o hipopótamo e viu um leão "pela primeira vez na vida". Eles viveram uma grande aventura. Um passeio que se transforma em uma alternativa de lazer para as próximas férias e ainda permite que eles voltem cheios de conhecimentos sobre a natureza para contar aos colegas.


No reino dos macacos, cobras, hipopótamos e outros bichos, o encantamento dos estudantes. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Desde a entrada do zoológico, João Augusto Cintra, 6 anos, estava ansioso para ver o leão. No meio do caminho, ele se distraiu com uma jiboia, que arrancou gritos dos colegas, mas não esqueceu do leão. Quando soube que o recinto do animal estaca perto, ele saiu correndo até a jaula. Mas teve uma triste surpresa: o felino estava dormindo. "Eu nunca tinha visto um leão na vida. Mas aprendi que ele fica acordado à noite, mas bem que eu queria ter visto ele rugindo", lamentou. A visita foi uma atividade de encerramento das aulas para as turmas do 1º ano de alfabetização.

A professora do Colégio Adventista, na Rua Gervásio Pires, Alessandra Duarte esclareceu que o trabalho de conclusão da turma tinha o tema da Arca de Noé e, por isso, foi decidido o passeio ao zoológico. Do grupo de 35 estudantes, entre três e cinco anos, nunca tinha ido ao parque. "Se facilitar, a geração de hoje acha que o leite vem da caixinha. É importante favorecer a interação com o meio ambiente", disse a educadora. Thainara Fidelis, 6, também nunca tinha ido ao zoológico e ficou encantada com o hipopótamo. E não só ela. O coro podia era escutado de longe e algumas observações se destacavam: "Olha a bunda dele!", "Ele requebra", "É uma menina".

Já Bianca Letícia Menezes, 6, estava animada para ver os macacos que, por sinal, foram os animais que manifestaram reações mais receptivas. Na frente das crianças, eles batiam palmas e pareciam dançar apenas para o seleto grupo. "Pode bater palmas também? Adorei ele", disse. A pedagoga Patrícia Soares destacou que a proximidade das crianças com os animais é importante para estimular o conhecimento sobre os ecossistemas e o funcionamento das espécies. "Além de conhecer o que estudam nos livros, o passeio é bom pela atividade física", destacou.

Segundo a direção do parque, estreantes no zoológico são comuns em visitas de escolas de fora do Recife, como a Escola Municipal Professor Josefa Alves, de Moreno, que foi até o parque também na semana passada. A diretora Maria José Silva esclareceu que os passeios extra classe são comuns. "Já levamos grupos ao Espaço Ciência para estimular o gosto pelas pesquisas e no zoológico queríamos faze-los conhecer melhor o meio ambiente", afirmou. Nessa época do ano, o zoológico costuma receber de 4 a 6 mil visitantes no fim de semana. O parque fica aberto de terça-feira a domingo, das8h às 16h, e o ingresso inteiro custa R$ 2.

Nenhum comentário: