quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sessão especial marca os 113 anos da Educação Adventista no Brasil


01/12/2009 - 13h59   

Da Assessoria

Presente em mais de 160 países e mantenedora de sete escolas em Mato Grosso, a Igreja Adventista foi homenageada em sessão especial, nesta terça-feira (01.12), pelos 113 anos do ensino adventista no Brasil. Alunos, professores e membros da igreja participaram do evento realizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP).

"Homenageamos os servidores e professores que não medem esforços para melhorar o sistema educacional do nosso estado e do Brasil", declarou Riva.

Na oportunidade, o presidente da Igreja Adventista em Mato Grosso, pastor Charles Britis destacou a importância da honraria que representa o reconhecimento dos trabalhos prestados pela instituição. "Nos sentimos prestigiados e ao mesmo tempo essa honraria aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de cumprir a missão de educar levando informação e formando cidadãos com valores cristãos", definiu Britis, ao acrescentar que o segmento mantém 1.470 milhão de estudantes em todo o mundo. Em 2010, a expectativa é a de superar o número de alunos em Mato Grosso.

Também foi apresentado um vídeo institucional da entidade, que anualmente participa do Encontro Mundial da Igreja – no ano que vem será em Atlanta, nos Estados Unidos. As sete escolas mato-grossenses estão presentes em Várzea Grande, Sinop, Cáceres, Rondonópolis e três em Cuiabá. Juntas, reúnem aproximadamente três mil alunos, do Jardim da Infância até ao Ensino Médio. As escolas são particulares em regime de confessionário (culto religioso). A oferta da disciplina de Empreendedorismo, a partir do 6º ano, é uma das diferentes ações. Há também a campanha Mutirão de Natal, que arrecada alimentos e roupas para famílias carentes.

Os alunos Breno Marfak e Marcos Paulo, da 5ª série do Colégio Adventista de Várzea Grande, fizeram questão dizer que adoram a escola e citaram as disciplinas de Educação Física e línguas Espanhola e Portuguesa como as preferidas. "Lá aprendemos muito e nos divertimos com os amigos".

O diretor-geral das escolas, Henilson Erthal destacou a necessidade da escola como agente transformador. "A escola precisa formar cidadãos que possam ser úteis à sociedade, à pátria e a Deus", pontuou. Coordenadora pedagógica das Escolas Adventistas, Nadia Teixeira da Silveira lembrou que a instituição acredita que todas as pessoas têm o direito de desfrutar a paz. Mas, lamentou o índice de abuso sexual que está presente no seio da sociedade. Ela finalizou conclamando a sociedade a lutar por um mundo melhor.

Riva convidou a entidade a encampar a luta da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa contra a Pedofilia. Essa campanha vem sendo realizada nos bairros da Capital e também no interior do estado desde o início deste ano.

Riva entregou Moções de Congratulações para: Charles Britis; secretário da Associação da Igreja do Sétimo Dia, pastor Wesley Peyreil; tesoureiro-geral da Igreja Adventista, Regis Reis; diretor de Desbravadores da Associação Mato-grossense da Igreja do Sétimo Dia, Levino dos Santos; diretor-geral das escolas, Henilson Erthal; coordenadora pedagógica das Escolas Adventistas, Nadia Teixeira da Silveira; Elenir Almeida, diretora da Escola em Várzea Grande; vice-diretor do Colégio, Volnei Fehlauer; Rubens de Alcântara da Escola Natália de Paula Arruda; Neuzete Castilho, diretora da Escola Adventista Centro América; Venilton Rocha, diretor do Colégio do CPA; Cibele Soares, diretora do Colégio em Sinop; Claudia Gonçalves, diretora do Colégio em Rondonópolis; Celso Castilho, diretor Colégio em Cáceres; Alexandre Souza, pastor da Igreja Central de Cuiabá; José Ricardo Ferrer, e os pastores: Ivanildo Ferreira, João Cavalcante, Eurico Muniz; Paulo Dionísio Castilho Lírio; Marina Cassemira Bastos Arruda, uma das fundadoras da Escola Natália de Paula Arruda (Porto); Eunice Sampaio, ex-coordenadora-geral.

Nenhum comentário: