segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudante - o dom de aprender e de estudar

A dignidade humana se constrói nos dias de hoje a partir de diversos fatores essenciais como o respeito ao outrem, a vivência da moral, dos valores éticos e também da formação humana  através dos bons valores e dos bons costumes.
Essas virtudes são conquistadas dentro do berço familiar e também através dos ensinamentos escolares e universitários. Nessa premissa, penso que ser estudante é deitar em um berço esplêndido da imaginação, onde tudo aquilo que se  aprende lhe será de uma intensa e necessária utilidade em todos os campos de sua existência.
Estudar se caracteriza como uma das maiores atividades sociais e econômicas que pode existir, ainda mais nos dias de hoje, com essa imensa expansão nas áreas de tecnologia, eletrônica e informática, que teve seu início, meio, porém não tem data para findar.
Estudar é uma das maiores atividades produtivas que o ser humano pode fazer. O produto dessa grande atividade é a intelectualização, o saber, o aprendizado, a qualificação,  elementos fundamentais para a vida de um cidadão digno e com valores morais e éticos construídos e definidos.
A globalização econômica e cultural se alastra  por todos os países do mundo e o ato de ler, se qualificar, estudar e profissionalizar se fazem imprescindíveis, ainda mais para aqueles que não nasceram em berço de ouro. Para esses menos favorecidos, a única saída é se apegar aos estudos, crescer e desenvolver, conseguir vitórias e sucesso com o seu próprio êxito.
Essa economia global é excludente, pois ela não aceita somente bons profissionais. Para chegar ao bom emprego e ao sucesso, esse mercado exige pessoas ótimas, altamente competentes,  com grandes currículos na praça. Portanto, a única saída para isso é se apegar aos estudos e absorver assim, a capacidade de usufruir de competências e habilidades, além de conhecimentos altamente necessários para a sua vitória como pessoa e profissional.
Os estudantes de hoje serão os profissionais de amanhã. Serão aqueles que terão a responsabilidade de reger o nosso mercado, nosso município, Estado e País. A manutenção do crescimento econômico e social de uma nação passam, necessariamente, pelos ensinamentos adquiridos por essa juventude contemporânea.
O mês de agosto é o mês dedicado aos estudantes, e por isso dedico nesse espaço uma homenagem a todos os estudantes de nossa cidade e de todo o Brasil. Não importa o nível em que você está frequentando, seja escola de nível fundamental e médio, curso técnico, Universidade, não interessa. O que mais interessa é que você continue assim, crescendo, aprendendo, desenvolvendo, expandindo seus horizontes e consequentemente prosseguindo em direção ao tão almejado sucesso. Um abraço especial a todos os meus alunos do Colégio Adventista de Rondonópolis e também das escolas públicas em que atuo.

(*) Reuber Teles Medeiros, servidor público em nossa Rondonópolis e professor do Colégio Adventista

A tribuna - Mato Grosso

Nenhum comentário: