segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Igreja Adventista investe USD dez milhões em campus universitário

Huambo

Huambo - Dez milhões de dólares estão a ser investidos pela Igreja Adventista do 7º dia na construção e apetrechamento, nesta província, de um campus universitário que vai albergar três mil estudantes.

Os mesmos vão frequentar aulas na Universidade Adventista, cuja abertura ao público está a depender da autorização da Secretaria de Estado para o Ensino Superior, informou hoje, nesta cidade, o reitor da Universidade Adventista, Manuel Pacheco.

O responsável explicou o campus, que está a ser erguido na localidade de Bongo (município do Longonjo), 60 quilómetros da cidade do Huambo, terá dois edifícios para internamento de estudantes, uma biblioteca e uma sala de informática conectada à Internet, para auxiliar as pesquisas bibliográficas dos docentes e discentes.

prevê-se ainda a construção de áreas de lazer, desporto e outras infra-estruturas de apoio à actividade docente educativa.

De acordo com o reitor, as obras de construção do campus, iniciadas em meados de 2009, decorrem a bom ritmo, estando prevista a sua conclusão entre os meses de Novembro e Dezembro deste ano.

Disse que a Universidade Adventista, já erguida num investimento de sete milhões de dólares, prevê ministrar, caso seja autorizada, cursos de licenciatura nas especialidades de Teologia, Gestão e contabilidade, Música, Engenharia das Ciências de Computação e Telecomunicações.

A mesma possui 12 salas de aulas e a reitoria já recrutou professores, entre nacionais e estrangeiros, que vão assegurar o seu normal funcionamento.

A igreja adventista do 7º dia, segundo Manuel Pacheco, pretende que a sua universidade se torne uma referência nacional na formação de quadros superiores, tendo, para o efeito, assinado protocolos de cooperação com as congéneres do México e Brasil para partilha de experiências.

"Pretendemos propiciar condições para se ter qualidade e noção real das funções didácticas no processo de ensino aprendizagem no ensino universitário e uma prática pedagógica adequada que permita a compreensão dos conteúdos abordados, pois os estudantes são sujeitos activos na construção e aquisição de conhecimentos", enfatizou.

O reitor da universidade adventista, que já lecciona o curso de Teologia, referiu que o processo de abertura da instituição é anterior a esta nova lei do ensino superior em vigor no país, dai estar esperançoso que a qualquer momento a mesma seja autorizada a abrir as portas ao publico.

Na província do Huambo, antigo centro académico angolano, estão em funcionamento o Instituto Superior de Ciências da Educação, Instituto Superior Politécnico, Faculdades de Ciências Agrárias, Medicina Veterinária, Economia, Direito e Medicina Humana, instituições afectas a Universidade José Eduardo dos Santos (pública).

Nenhum comentário: