segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pelo fim da violência doméstica

Quebrar o silêncio contra a violência doméstica. Foi com esse objetivo que dezenas de crianças, jovens, adultos e idosos participaram, na tarde do último sábado, 28, da caminhada "Quebrando o silêncio", promovida pela igreja Adventista do Sétimo Dia e  pela escola Adventista.
Durante o trajeto, que teve início em frente à escola, situada na rua General Vitorino, os participantes levaram faixas e cartazes pedindo pelo fim da violência contra mulheres, crianças e idosos e incentivando que as pessoas que são vítimas denunciem. A caminhada seguiu pelas ruas Major Carlos Pinto, Aquidaban, Marechal Floriano, General Neto, Silva Paes até o instituto estadual Juvenal Miller.
No trajeto, os participantes entregaram para a comunidade e nos estabelecimentos comerciais folders e revistas com informações sobre como denunciar casos de violência e também de prevenção. "Nosso objetivo é despertar a consciência da comunidade para a violência que acontece dentro dos lares e pedir que as pessoas denunciem e estendam a mão para quem necessita", disse o pastor Gilberto Messias.
Além de estudantes das escolas, participaram também pais, membros da igreja e a comunidade em geral. Para chamar a atenção da comunidade, alguns estudantes da escola foram vestidos de idosos. Foi o caso da estudante do 1º ano Ilana Alice Moraes Costa, de seis anos, que buscou alertar para a violência contra o idoso. Já Nathália Silva da Silva, 9 anos, que estuda no 3º ano, carregou o cartaz pedindo por mais carinho com as crianças. "Nossa caminhada é contra a violência e pedimos que as pessoas não maltratem as crianças", disse.
A caminhada foi encerrada no auditório do instituto Juvenal Miller, quando o pastor Gilberto Messias, a diretora da escola Mariângela Mendes e o diretor do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), de Taquara, Irineu Souza, deram algumas orientações sobre violência. Irineu trabalha em escolas há mais de 30 anos e relatou como perceber sinais, tanto físicos, como psicológicos, em crianças vítimas da violência doméstica. O evento encerrou-se com a apresentação do coral do IACS, formado por mais de 100 jovens.
Melina Brum Cezar


Denuncie
- O governo federal desenvolveu uma Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que é um serviço de orientação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana (inclusive feriados) e pode ser acessado de qualquer parte do Brasil.

- Disque Denúncia 100 - Esse número é mantido pela Secretaria dos Direitos Humanos (Sedh) do governo federal.

- Outra forma de denunciar com sigilo, diretamente à Sedh: disquedenuncia@sedh.gov.br.

- Ligue para Conselho Tutelar. Em Rio Grande, o número é (53) 3231-1811

- Disque 190 em casos que a ação deva ser imediata.

Nenhum comentário: